Últimos assuntos
» Ficha médica: Zoey
por vetfernandes Sex 21 Jul - 0:40

» Ficha médica : Pikena
por Iunoartio Qui 20 Jul - 17:14

» Ficha médica: Nike
por Iunoartio Qui 20 Jul - 17:09

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qui 20 Jul - 13:46

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Sex 14 Jul - 10:21

» Dosagem correta de Bactrim
por Isabela Luccas Qua 12 Jul - 23:11

» Porquinho da Índia só come ração
por Isabela Luccas Qua 12 Jul - 23:09

» Apresentação: Amélia e Babi
por Convidado Sex 7 Jul - 22:01

» Zonas com crostas brancas e circulares
por Isabela Luccas Seg 3 Jul - 11:57

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6251 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Heloa Ferreira

Os nossos membros postaram um total de 38549 mensagens em 2026 assuntos

Ficha médica: Horácio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha médica: Horácio

Mensagem por Jaque Miranda em Qui 8 Jan - 0:35

Olá gente.

Alguns dias depois do natal, o Horácio começou a se alimentar um pouco menos que o normal. Conforme os dias foram passando, isso realmente se tornou um problema, cada vez comendo menos. Ele se sente notavelmente com fome, tenta comer e não consegue. Parece que tem dificuldade em morder.
Hoje levei ele à veterinária pra animais exóticos (a única que consegui encontrar onde moro) e o médico disse que seus dentinhos estão um pouco maiores do que deveriam. Receitou o anti-inflamatório e a vitamina vitagold. Disse pra darmos muito capim, pro desgaste acontecer naturalmente. Marcou o retorno pra daqui 5 dias, e disse que vai fazer o processo de raspagem se ainda estiver grande.
Dei a primeira dose do remédio umas 8 horas atrás e ele ainda não está conseguindo comer direito.
O problema é que o médico pareceu muito inexperiente, tenho medo de deixar o Horácio nas mãos dele. Disse pra eu alimentá-lo com yakult, água de coco, receitou remédio que nem se fabrica mais... (inclusive levou um porquinho a óbito em uma de suas operações). Gostaria de um diagnóstico amigo e do que eu posso fazer pra resolver a situação na opinião de vocês.

Obrigada desde já!!

Obs. ele tem 2 anos e meio e nunca teve outros problemas.

Obs. da moderação: Topico editado por divulgar nome de medicamento, fazemos isto para a seguranca de outros pigs, pois existem donos que fazem uso indiscriminado de medicamentos sem orientaçao veterinario e isso pode ser perigoso!
Por: Camilaandade

Jaque Miranda

Re: Ficha médica: Horácio

Mensagem por camilaandrade em Qui 8 Jan - 13:54

Jaque realmente a conduta deste vet não foi a mais adequada!

O ideal é q o vet faça o raio-x dos dentinhos do pig, após constada a má oclusão só o procedimento cirúrgico para corrigir, isso pq depois de grandes dificilmente o pig conseguira se alimentar normalmente então deixa-lo em csa "comendo" feno com os dentes já grande não vai resolver o problema. Mto pelo contrário com o pig está sem comer ele ficara fraco e a recuperação só será mais difícil e os dentes maiores ainda.

Oq vc pode fazer já é ajudo-lo a se alimentar para que não fique fraco com papinhas! Veja AQUI cmo!
E procure outro vet se puder, pois má oclusao somente o desgaste dentário resolve. O feno é importante mais antes do problema aparecer.

Leia mais sobre problemas dentários AQUI e AQUI!

Ah jamais de Yakut, porquinhos são herbívoros seu organismo não pode absorver proteína animal, então jamais ofereça alimentos de origem animal! Msmo q seja orientação veterinária, isso é totalmente incorreto e perigoso.
camilaandrade
Moderador

Mensagem por Pingo e cia em Qui 8 Jan - 17:44

Tb estou passando pelo mesmo problema...qt mais vc esperar, mais a situação pode agravar...
O Pudim começou a recusar alimentos no dia 21/12. Assim q o levei na veterinária, tratamos de uma sujeirinha próximo a genitália q pudesse estar causando dor. Mas ele não voltou a se alimentar e percebi q estava com dificuldade na mastigação.
Infelizmente tive q aguardar o recesso do fim do ano, isso só fez ele emagrecer e recusar todos os alimentos.
Fizemos os desgastes e agora ele está se recuperando. Tenho muita esperança q ele volte a se alimentar normalmente.
Já perdi a mãezinha dele dois meses atrás pelo mesmo motivo. Só q no caso dela, o dentinho da frente quebrou e eu tinha esperança q os outros dentinhos fossem desgastados sozinhos, mas isso não ocorreu. Qd a levei para fazer os desgastes, ela já estava bem debilitada. Logo não resistiu a cirurgia. :(

De q lugar vc eh?! Tem alguma indicação de outro veterinário q seja confiável?
Pingo e cia

Mensagem por Jaque Miranda em Sex 9 Jan - 14:40

Muito obrigada por esclarecer Camila!! Estou à procura de outro vet, e por enquanto fazendo as papinhas.

Pingo e cia, sinto muito pela sua perda, espero que o Pudim se recupere bem. Sou de São José - SC. A clinica que sempre indicam perto daqui é a Green Cross, mas foi nessa que tive os problemas com o profissional. Estou procurando por outro em que possa confiar.

Jaque Miranda

Mensagem por Pingo e cia em Sab 10 Jan - 12:13

Ah q pena...se vc fosse perto de SP poderia fazer na Odontovet, onde eu "super" indico!!
Espero q vc consiga encontrar um ótimo profissional, pq nessa hora, faz toda a diferença né!
Já perdi um porquinho por incompetência de uma veterinária, isso a gente leva pela vida inteira....
Agora estou "lutando" pela recuperação do Pudim, confesso q não está sendo nada fácil.
Por isso, procure manter o peso dele com a papinha o máximo q puder, pq depois da cirurgia, eles ainda recusam um bom tempo o alimento.
As pontas dos dentinhos dele, perfurou a parte interna da boca formando uma ferida enorme. Por esse motivo q eu acredito q não está sendo fácil ele voltar a se alimentar... Está perdendo muito peso, mas eu não vou desistir dele!!!!
Boa sorte com o Horácio!!!
Pingo e cia

Mensagem por Jaque Miranda em Sab 10 Jan - 17:40

Consegui encontrar um vet mais confiável, o procedimento de raspagem tá marcado pra segunda-feira! Enquanto isso, pode deixar que estou fazendo meu melhor com as papinhas. O Horácio se recusa a comer muitas vezes, mas é melhor ele comer com dor do que ficar sem se alimentar... 

Estou torcendo pelo Pudim, sei como é difícil, e ele tem sorte de ter alguém que não desista. Faz quanto tempo que ele fez a raspagem? Não entendo nada do assunto, só pela curiosidade. Se tiver mais dicas pra dar, fico sempre feliz. Obrigada!

Jaque Miranda

Mensagem por Pingo e cia em Dom 11 Jan - 18:31

Por incrível q pareça....depois q escrevi a msg, tive uma grande surpresa desde a tarde de ontem pra cá...
O Pudim começou a se alimentar bem melhor de tardezinha, começando a comer vegetais...claro q ele não come normalmente, mas só o fato de morder e comer um pouquinho, já foi de grande evolução...pois ele nem cheirava, e fugia de td q eu oferecia. Fiquei tão feliz e aliviada!!!
Ele fez a cirurgia na segunda 05/01, amanhã irá fazer uma semana. 
Confesso, q eu já estava bem triste e já estava perdendo a esperança...pois ele perdia muito peso a cada dia q passava. Ele não aceitava a papinha, era uma briga, não conseguia oferecer nem 1 seringa de 1ml inteira...então, eu dava o q conseguia por várias vezes ao dia (q cada 1hs mais ou menos), para não estressar e tornar a alimentação um momento desagradável.
E desde ontem, ele tb já está aceitando melhor a papinha, já come duas seringas por vez. E hj, pela primeira vez, não perdeu peso...ele ganhou! Smile
Acredito q a ferida esteja cicatrizando, terminamos o antiinflamatório..mas continuo com o analgésico.
Espero q dê td certo com o Horácio. Vai ser preciso muita paciência...até hj acordo de 2/2hs de madrugada para alimentar o Pudim, desde o natal não durmo uma noite inteira...pq eles precisam do nosso esforço né!!
Eu ainda tenho muito medo, continuo preocupada com a recuperação dele..só ficarei tranqüila qd ele voltar a se alimentar normalmente. Tenho tb muitas dúvidas como vc, mas quase não encontramos todas as respostas das nossas dúvidas nas net...então, no q eu puder ajudar, pode contar comigo!
Afinal, estamos passando pela mesma experiência.

Boa sorte amanhã!!
Pingo e cia

Mensagem por camilaandrade em Ter 13 Jan - 9:33

Que otimo Jaque, isso é vdd ele tem q se alimentar, os porquinhos se recusam a comer ao menor sinal de dor. Mas sua dedicação vai ajudar, estou torcendo pra q tdo corra bem!
camilaandrade
Moderador

Mensagem por Jaque Miranda em Ter 13 Jan - 17:48

Obrigada meninas! O Horácio fez a raspagem ontem no começo da tarde, e está se alimentando muito mal. Por mais que eu force um pouco a papinha, a relutância é grande, é um momento bem estressante pra ele... Mas não tenho dúvida de que vai passar nos próximos dias.

Estou muito feliz com a recuperação do Pudim Very Happy  Que alívio!!

Jaque Miranda

Mensagem por camilaandrade em Ter 13 Jan - 20:46

Eh o caso do pudim pode servir de orientacao q o Horacio coma sozinho logo lgo!
camilaandrade
Moderador

Mensagem por Pingo e cia em Qua 14 Jan - 5:54

Jaque
Q bom q deu td certo com a raspagem do Horácio!!!
Tenha muita paciência q em breve ele irá se alimentar sozinho....
Na segunda, uma semana após a cirurgia, o pudim começou a comer a ração e o feno!! Hj, posso dizer q ele já está recuperado e voltou a vida normal dele...graças a Deus!!!
Ainda estou levantando 1 x na madrugada para oferecer algum vegetal só para fortalecer a alimentação dele, já q perdeu muito peso nesse processo todo!! Mas ele já está se alimentando normalmente sozinho!!
Eh muito difícil o começo, mas posso dizer com toda a certeza q vale muito a pena cada esforço!!
Ele está sendo medicado?? O dentinho chegou a machucar a boquinha dele??
Pingo e cia

Mensagem por Jaque Miranda em Qui 15 Jan - 18:32

Que ótimo!! Nada melhor do que ver nossos filhotinhos voltando ao normal Very Happy

O Horácio está sendo medicado sim, com um anti-inflamatório. O vet disse que ele estava com vários machucadinhos pequenos... além disso, durante o processo de raspagem, teve de ser retirado um pedaço da gengiva. Ainda deve estar incomodando muito, tadinho. Mas hoje, final do 3º dia após a operação, ele já está aceitando as papinhas um pouco melhor. Comida sólida ainda não, mas tô na tentativa.

Jaque Miranda

Mensagem por Pingo e cia em Sex 16 Jan - 5:56

Nossa, realmente ele deve estar com muita dor!!!! Tirar um pedacinho da gengiva deve doer muuuuito...
o Pudim tb não tinha uma parte enorme da boquinha..ficava um buracao!! Mas qd ele começou a aceitar a papinha melhor, vi q a briga toda antes, era por causa da dor. Logo depois de aceitar bem a papinha, ele começou a comer outras coisas...uma hora ele a aceita!
Não seria melhor ele tomar um analgésico tb?! 
O Pudim tomou antiinflamatório e analgésico, confirma com o veterinário...talvez ajude ele a se recuperar mais rápido.
Pingo e cia

Mensagem por Jaque Miranda em Sex 16 Jan - 11:42

Vou ligar pro vet hoje e ver isso direitinho... realmente, a tristeza é grande ao ver ele tão caidinho. Muito obrigada!! Conforme algo for mudando, eu aviso aqui. Muito bom poder conversar com alguém que já passou pela experiência!

Jaque Miranda

Mensagem por Pingo e cia em Sex 16 Jan - 13:21

Isso, verifique sim...
O Pudim foi medicado por 4 dias com antiinflamatório, o veterinário pediu para suspender depois disso.
Mas o analgésico q tb foi receitado por 4 dias, ainda continuei até completar 1 semana (com autorização do veterinário) e só suspendi, pq ele voltou a se alimentar!
Tente fazer de td para ele ir alimentando a força, ofereça td q puder e deixe opções para ele aceitar o q conseguir comer.
Na recuperação, eu fatiava bem fino tudo e ajudava dando na boca...pepino, berinjela, jilo, tomate...pq ficava mais fácil para ele morder. E mesmo assim, no começo ele só comia o miolinho (principalmente do pepino!!). Aceitava bem o tomate e banana pq eram molinhos tb...
Depois q percebi q ele começou a morder com mais facilidade, fui fatiando mais grosso e agora ele já come sozinho o pedaço!!
Ele só não pode ficar fraco....
Espero boas notícias do Horácio!!!
Pingo e cia

Mensagem por Jaque Miranda em Sex 23 Jan - 20:22

Pingo e cia, desculpe minha ausência nos últimos dias!
Passei pra avisar que você tava certa, naquele mesmo dia liguei pro vet e ele receitou um analgésico junto com o antiinflamatório. Ele ficou mais tempo sendo medicado do que o Pudim; o analgésico ainda não deixei de dar, pois o médico disse pra parar só quando ele estiver se alimentando 100%...
Daqui 2 dias fazem 2 semanas que o Horácio fez a operação, e está comendo várias verdurinhas e frutas normalmente. Mas ele ainda não consegue comer coisas mais durinhas, como a cenoura (tenho que cortar em pedacinhos fininhos pra ele poder morder) e o capim.
Ele está ficando mais fortinho e com mais energia a cada dia que passa. Na próxima segunda-feira temos outro retorno no vet, e espero que não tenha dado mais complicações - o médico me alertou que talvez fosse necessária outra raspagem menor caso os dentinhos crescessem demais durante o processo de recuperação. Tô torcendo muito pra que esteja tudo bem, depois volto aqui pra contar no que deu.
Queria agradecer demais pela ajuda, foi um conforto poder ouvir sua experiência!! Já estou aliviada demais vendo que tudo tá quase de volta ao normal Very Happy

Jaque Miranda

Mensagem por Pingo e cia em Seg 26 Jan - 17:51

Jaque
Q notícia maravilhosa!!!!!
Estava preocupada com o Horácio...mas eh um alívio saber q está dando td certo!!
Se ele está comendo aos poucos, eh pq está se recuperando...
Eu tb só parei de dar o analgésico qd ele voltou a se alimentar sozinho. Durante uma semana ele quase não comeu, ficou só com a papinha mesmo. Mas qd começou a comer verdurinha, alguns dias depois já estava comendo ração e feno sozinho!! 
Continue incentivando ele a se alimentar, se ainda estiver dificuldade, continue fatiando bem fino para q ele consiga morder. Se ele estiver mordendo com mais força, aumente a grossura da fatia..depois em pedaços... Ofereça várias vezes por dia até ele se alimentar normalmente, qt mais ele mastigar e ir gastando os dentinhos, eh melhor!!
Veja direitinho se eh realmente necessário ele passar por outro desgaste....não sei se cresceria tanto assim a ponto de prejudicar. O veterinário q fez a cirurgia do Pudim, tirou essa mesma dúvida...ele disse q por mês os dentinhos crescem mm, muito pouco. 
Vai ser muito sofrimento passar por outra cirurgia em tão pouco tempo. Vou torcer pra q não tenha necessidade!!! 
Boa recuperação para o Horácio e qd puder, mande notícias!!!
Pingo e cia

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: