Últimos assuntos
» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Isabella Prina Ontem à(s) 12:43

» Feno em Belo Horizonte
por leandrogualter Qui 17 Ago - 16:39

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Qui 17 Ago - 5:35

» uso de sulfamicina
por luis fernando beatriz Seg 14 Ago - 17:57

» Ferimento na pele
por Dedexx Dom 13 Ago - 17:42

» Ficha Médica kinho
por Lidiane Vasques Sex 11 Ago - 22:00

» Feridas
por Chris Sex 11 Ago - 11:00

» Preciso de ajuda urgente!!!
por Carla Patrícia de Souza Qua 9 Ago - 15:56

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qua 9 Ago - 0:12

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6277 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de anasara

Os nossos membros postaram um total de 38575 mensagens em 2035 assuntos

Ficha médica: Lili - BiaB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por BiaB em Qui 27 Jun - 20:05

Cheguei hoje do trabalho e percebi algumas gotas de sangue fresco no soft do cercado das minhas 3 porquinhas. Examinei uma por uma e descobri q o sangue vem da vagina da Lili, que tem quase 3 anos.
.
As manchas no soft são em número razoável (não é  só 1 ou 2, mas achei umas 6, por ai) e não sao diluídas (como xixi com sangue diluído), mas tem um vermelho vivo, como quando a gente arranca a casquinha de uma ferida e encosta um guardanapo por cima.
Update: enquanto escrevia essa mensagem ela estava comigo e deixei q fizesse xixi na minha mesa (fez 2 vezes em menos de 5min, e bastante de cada vez), pra ver como saía: choro e xixi com sangue no final
.
Na vagina dela achei uma gota bem grande de sangue meio gelatinoso, e sequei delicadamente (só encostei) com um papel toalha.  Ela está comendo normalmente, se mexendo normalmente também, mas aqui tem feito muito frio ultimamente, e as 3 estão urinando bem acima do normal (e encharcando as casinhas, almofadinhas etc)
.
Elas comem: Funny Bunny (não muito, mas tb não muito pouco), couve, almeirão (catalônia), maçã, pepino, cenoura, tomate, acelga.  Tomam vitamina C todo dia e chá de quebra pedra (1mL/dia).  Também comem feno, mas estão sem na última semana por que não tenho conseguido encontrar.
.
Outra de minhas porquinhas, sem parentesco com a Lili, tem pedra nos rins com certa regularidade.  No caso dela, quando percebemos que ela chora pra urinar, só damos medidas paliativas (mais água, chá de quebra pedra etc), até ela expelir.
.
Estou preocupada porque na cidade onde moro atualmente (Itajaí/SC) ainda não encontrei nenhum vet de exóticos e silvestres, nem nas cidades próximas. 
.
Alguém pode me ajudar?!?!?
avatar
BiaB

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2012
Localização : Itajaí/SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por pfrizo em Qui 27 Jun - 20:26

Biab, 

Posso estar falando besteira, mas pelo que você disse parece ser infecção urinária, por conta do sangue e de urinar muitas vezes.. mas nao sou especialista, o certo seria você leva-la a um veterinário, mesmo que não especialista, para ver o que ele diz, porque medicar sem saber o que é também é perigoso.

Boa sorte!!
avatar
pfrizo

Mensagens : 73
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Guarulhos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por *Paty Abib* em Qui 27 Jun - 20:42

Bia, ela deve estar com cálculo urinário, isso é sério! Pode uma pedra estar querendo sair e parar no canal, a pig não consegue urinar e morre.

Com o historico da sua criação, pelo que vc conta, pode ser q a alimentação esteja errada. Troque a ração e dê apenas 3 colheres por pig. A Funny tem mto cálcio e elas não estão precisando disso. Tire a cenoura e a couve da alimentação e continue com os outros alimentos.

Elas tb precisam do feno. AQUI tem uma lista de onde vc pode encontrar feno, no final do tópico tem o pessoal que envia pelo correio.

O certo seria levar em um vet mesmo, pra ela fazer os exames necessários e tomar a medicação correta. Não podemos ficar receitando nada pelo fórum, o máximo que podemos fazer é orientar.

Espero que você consiga resolver isso. Nos mantenha informada, ta?! Bjsss, boa sorte!!!

*Paty Abib*
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2768
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 32
Localização : São José dos Campos/SP

http://festeiras.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por Camy em Qui 27 Jun - 20:51

Desculpa, Pfrizo, mas não acho legal levar em vet que não seja especializado...
Os que são especializados já passam remédio tóxico as vezes... Imagina os que não são!?

Tenta trocar a ração delas pq Funny Bunny por Pet Valle ou Nutricobaia (gradativamente) e não dê couve e cenoura também... Estes alimentos têm muito cálcio!
avatar
Camy
Admin

Mensagens : 6970
Data de inscrição : 25/01/2012
Idade : 26
Localização : Santo André - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por BiaB em Qui 27 Jun - 21:09

Então, ela tem urinado bastante, em vezes e quantidade. Mas tem saído sangue em toda urina e ela chora. Até onde percebi, não há obstrução do canal urinário.
.
Petvalle paramos de dar faz 1 ano, pq elas ficaram obesas (Loli chegou a pesar mais de 1200g!!!) e sempre tinham problema de pododermatite.  Tiramos a Petvalle, colocamos FunnyBunny em quantidade mínimas e muito feno, e elas melhoraram (estão em torno de 990g e sem podo).  O que mudou nestes últimos 10 dias é q estou sem o feno (já comprei e ele foi postado hj - a vendedora estava em falta) e, como está um frio polar aki e eu fico fora o dia todo, aumentei a quantidade de comida delas, pra elas nao ficarem sem. Inclusive a FunnyBunny, ainda que esteja dando no max 2 punhados por dia, pras 3 juntas.
.
Cenoura estava dando bastante. Vou cortar.  Couve dava um pouco, mas tb vou cortar.  Vou aumentar a qte de pepino, q tem muita água.
.
Também não acho legal levar em pet não especializado. A solução que encontrei foi vestir a cara de pau e ligar pra vet q atendia elas em SP, agora, quase 22h (a Márcia Rizzi).  Segundo a descrição dos sintomas, é cistite. Recomendação: Doxy por 10 dias.  Já dei Doxy pra elas outras vezes, qdo ainda morava em SP e deu td certo.  Como peso as porquinhas com frequencia, pude falar o peso da Lili pra vet e ter a posologia certa.
avatar
BiaB

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2012
Localização : Itajaí/SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por Camy em Qui 27 Jun - 21:14

Dra Marcia? Ela ja atendeu vários porquinhos aqui e passava coisas sem cabimento, como Danoninho, que não pode de modo algum! =/


Última edição por Camy em Qui 27 Jun - 21:42, editado 1 vez(es)
avatar
Camy
Admin

Mensagens : 6970
Data de inscrição : 25/01/2012
Idade : 26
Localização : Santo André - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por BiaB em Qui 27 Jun - 21:31

Eita! Essa eu não sabia! O.o
O problema é que não tem vet NENHUM aki perto. Ou é ela ou somos nós por nossa conta.
Se tivesse por aqui, com certeza eu levaria lá... mas o mais perto é Blumenau, a 60km daqui, e não temos carro. :(
Enfim, o Doxy nós já utilizamos outras vezes e deu certo. Não me pareceu absurda a recomendação, dados os sintomas. Sobretudo o aumento na quantidade de urina que elas fazem (e dentro das casinhas) e ficarem deitadas em cima de tudo molhado... faz sentido a infecção.
Se no decorrer dos dias eu perceber que não tá melhorando, vou pensar no plano B
avatar
BiaB

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2012
Localização : Itajaí/SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por BiaB em Qui 27 Jun - 21:56

Ah, como a Lili está com 900g aprox, a posologia foi 0,9mL de Doxy suspensão, 2x por dia, por 10 dias.
avatar
BiaB

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2012
Localização : Itajaí/SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por Panqueca em Qui 27 Jun - 22:00

Dra Márcia costuma usar Doxy pra problema urinário mesmo. Faz o tratamento, mas recomendo que dê também probiótico (Vetnil) 2hs depois do antibiótico pra não bagunçar a barriguinha dela.

Precisa rever mesmo a alimentação, porque senão o problema vai acabar voltando. Minha porquinha, há anos atrás, teve problema urinário (cristais na urina, causavam sangramento) e o problema era a ração mesmo, com muito cálcio. Depois que mudei a ração e fiquei mais atenta às verduras que dou, nunca mais teve problema urinário.
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por pfrizo em Qui 27 Jun - 22:50

Retificando: acho melhor levar no veterinário não especializado SIM e comparar as informações dele com as daqui do forum antes de dar qqr medicação. Antes de tudo eles pelo menos tem uma formação, nao ir no veterinário é como não levar um doente ao médico: omissão de socorro.

ok, muitos vets ja erraram antes, receitaram coisas toxicas.. mas na faculdade, todos estudam todos os tipos de animais e doenças, sendo assim, se for algo simples, como uma cistite, não acho que faria mal algum levar num vet não especializado só para ouvir a opinião dele e a sugestão de medicamento adequado. Depois é só entrar aqui e conferir se existem casos parecidos, fazer sua pesquisa.

Repito: Não levar no vet, pra mim, (na minha leiga opinião) é omissão de socorro e pode sim agravar mais o caso do que não levar.

Assim como existem pedreiros ruins, existem médicos ruins, secretarias ruins e veterinários ruins. Não se pode apedrejar toda uma categoria somente porque existem profissionais ruins, isso em todo lugar existe. Além disso, eles estudaram 5 anos só para terem licença de fazer o que fazem e é arrogância achar que nós sabemos mais que todos eles só porque eles não são especialistas (nós também não nos especializamos).

Espero não ter sido grossa, só é minha opinião.
avatar
pfrizo

Mensagens : 73
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Guarulhos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por pfrizo em Qui 27 Jun - 22:54

Adendo: Bia, nada com você, até porque você fez sua parte ligando pra vet (mesmo que ela seja uma especialista ruim). Só estou dando minha opinião ref. aos vets (não podemos crucifica-los, tem muita gente boa por ai)
avatar
pfrizo

Mensagens : 73
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Guarulhos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por Camy em Qui 27 Jun - 23:09

Bom, foi minha opinião... Eu não levaria!
Tanto que antes de descobrir vet especializado aqui na minha cidade (Santo André) fui até a Vila Mariana de ônibus/ trem/ metrô levar minha porquinha num vet especializado lá!
Isso vai de cada um... É bem pessoal mesmo!
avatar
Camy
Admin

Mensagens : 6970
Data de inscrição : 25/01/2012
Idade : 26
Localização : Santo André - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por BiaB em Sex 28 Jun - 8:01

Camy, eu fazia a mesma coisa qdo morava em SP... levava as porquinhas de bus, dentro de uma caixa de papelão Smile

.
Os vet que achei por aqui, não especializados, não atendem porquinhos. Liguei pras clínicas e perguntei.
Achei um vet, na cidade vizinha, que atendia silvestres, mas agora virou vereador e não fica mais na clínica.  Vou passar lá pra comprar o Doxy e tento ver se consigo marcar uma consulta, explicar a situação. O melhor seria já passar as 3, até pra ver como as outras estão.
.
Quanto aos problemas de alimentação, como eu falei, depois que retiramos a Petvalle e começamos a dar feno, a saúde delas melhorou MUITO. Estavam há quase 1 ano sem problema nenhum (até uns funguinhos q elas tinham sumiram com a administração de feno).  A Loli tem, muito raramente, uns choramingos que imagino que sejam pedrinhas ou cristais. Na maior crise q ela teve, o RaioX mostrou uma pedrinha de 4mm!!! Mas isso foi ainda em SP (sem feno e com Petvalle). Agora ela dá uns choramingos de vez em qdo, mas logo passa sozinho.
.
A única mudança maior que teve nesses últimos tempos foi a interrupção de feno por 1 semana (com o consequente aumento da Funnybunny, mas nunca estava à vontade) e o frio, que aumentou a quantidade de xixi (e elas ficam o tempo todo deitadas dentro das casinhas úmidas, pq só consigo trocar as coisas qdo chego em casa, à noite).
avatar
BiaB

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2012
Localização : Itajaí/SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por miriamcampos em Ter 2 Jul - 10:46

Olá Pessoal.
A minha pig também esta com este problema....liguei para vet e ele disse que pode ser inicio de escorbuto por falta de vitamina C.....iniciei ontem e hoje percebi que a area vaginal dela esta limpa, não esta mais suja de sangue, mas quando fui dar a vitamina pra ela hoje percebi uma especie de gelatininha na vagina....não tinha cor de sangue, mas não era cristalina.....
Vcs sabem o que poderia ser????
Ela esta comendo...bebendo normalmente e não chora quando urina.

Obrigada.

miriamcampos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por Amora_Juju em Qua 3 Jul - 12:18

Oi eu moro em BC e a minha Porquinha vai em um veterinário especializado em itajai ela já foi lá 3 vezes e ele é muito bom, mas foi muito difícil de encontrar ele!
Esse é o numero dele liga que ele te passa o endereço! Bjs boa sorte! 
84802204

Amora_Juju

Mensagens : 23
Data de inscrição : 02/03/2013
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica: Lili - BiaB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum