Últimos assuntos
» Ficha médica: Zoey
por vetfernandes Sex 21 Jul - 0:40

» Ficha médica : Pikena
por Iunoartio Qui 20 Jul - 17:14

» Ficha médica: Nike
por Iunoartio Qui 20 Jul - 17:09

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qui 20 Jul - 13:46

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Sex 14 Jul - 10:21

» Dosagem correta de Bactrim
por Isabela Luccas Qua 12 Jul - 23:11

» Porquinho da Índia só come ração
por Isabela Luccas Qua 12 Jul - 23:09

» Apresentação: Amélia e Babi
por Convidado Sex 7 Jul - 22:01

» Zonas com crostas brancas e circulares
por Isabela Luccas Seg 3 Jul - 11:57

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6250 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Keilla Faustino

Os nossos membros postaram um total de 38549 mensagens em 2026 assuntos

Ficha médica de Coquito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha médica de Coquito

Mensagem por Laric em Qui 9 Maio - 0:47

Meu porquinho tem 2 anos, faz umas 2 semanas que ele ficou mais comportado, passando boa parte do tempo deitado e sem sair da gaiola.
Há alguns dias, percebi que as fezes dele diminuíram de tamanho, que ele anda meio estranho na pata traseira
Há dois dias, vi que ele tava com poucas fezes, as vezes eu o pegava e tinha uma ou duas presa nele, e andando devagar... li aqui no fórum e no livro dos porquinhos sobre isso..então passei a dar Luftal a cada 8hs pra ele (4x até agora), acho q ele tá fazendo mais agora, algumas tão maioreszinhas, mas ele ainda está com esse desconforto e ontem eu o peguei e tinha uma grande quantidade de fezes (eu acho) grudada e bem estranha e de cheiro (fedor) forte, aí eu tirei e limpei com óleo mineral.
Ah, ele já tinha piolho antes, mas agora tá arrancando -bastante- pêlo em todas as pernas e na lateral traseira (q ele não fazia antes). Já comprei mas não dei ivermectina pq não encontrei a bendita balança de cozinha!
algumas infs: Ele come bastante capim, cenoura, passou um bom tempo com a funny bunny e esse ano só dou pet valle q ele come bem menos, recentemente eu dava Rói e Hobby Joy como petisco. Ele já roeu muitas coisas em casa, panos, papel, sandálias, fio rs. Ele toma 3 gotas de Vita Vet C há uns 2 meses (devia ter começado a dar antes, ele recusava redoxon). A gaiola dele é de forração. A urina tá menos branca. Eu não fazia a limpeza do saco antes. Ele come normal, mas to dando menos comida..

Pretendo levá-lo no veterinário (após muitas recusas de vários lugares), mas não sei se a pessoa entende mesmo, não tenho confiança >_< então gostaria de saber:
Se pesarem ele, posso colocar ivermectina logo, ou espero ele melhorar das fezes??
Já li recomendações sobre isso.. então posso dar um pouquinho de óleo mineral, ou azeite (qt?) pra ele beber?
Quais exames um bom veterinário deve pedir?
o que eu dou em maior quantidade pra ele comer?

Laric

Re: Ficha médica de Coquito

Mensagem por Jecsh em Qui 9 Maio - 13:43

Funny Bunny só se pode dar para porquinhos até 6 meses, pois contem muito cálcio.
E a cenoura só se pode dar 2x na semana.
Outra coisa, a gaiola tem que tamanho? tem grades embaixo? o tamanho minimo para um porquinho é 90x90, como no Brasil as gaiolas nao tem essa medida nos fazemos um cercadinho..
Ja o resto logo uma pessoa mais experiente vem lhe ajudar..
Jecsh

Mensagem por Laric em Seg 13 Maio - 14:38

Eu sei

Eu levei numa vet e ela passou óleo mineral e receitou um antitóxico apenas. Todos os dias faço a limpeza do saco perineal qts vezes for preciso, mas agora não vejo mt pra limpar e continua o problema, poucas fezes e costumam ficar presas e ele anda pouco.
Posso dar óleo mineral pra beber???

respondam por favor...

Laric

Mensagem por Convidad em Seg 13 Maio - 17:13

Aumente a dose de vitamina C para 5 gotas para ajudar na sua recuperação por 5 dias, depois volte as 2 gotas.

Procure fazer a inspeção no saco perineal com frequência para ver se há necessidade de limpeza. Não deixe de inspecionar...

O Luftal é dado por 3 dias de 8 em 8hs, 2 gotinhas. Vc fez assim?

Vc fornece feno de capim, ou capim mesmo, ou está se confundindo com grama? Pois a grama meche com o intestino se oferecida com frequência. Já o feno ou capim tem de deixar disponível para o seu porquinho, pois é a base da alimentação deles, além de ajudar no desgaste dos dentes, é ótimo para o bom funcionamento do intestino.

Se seu porquinho tem 2 anos não pode mais comer rações com muito cálcio na composição. Então não ofereça mais Funny Bunny por conter muito cálcio podendo causar problemas urinários, e muito menos Ração Rói que não é adequada para porquinhos, e Hobby Joy que contém sementes, porquinhos não podem comer esses tipos de alimentos.
As rações que temos disponíveis no mercado brasileiro que mais atende as necessidades dos porquinhos é a Presence Cobaia e Pet Valle(apenas os pellets).

E não deixe ele ficar roendo essas coisas, pois fará muito mal a sua saúde!!

Poste fotos dessas áreas sem pêlos para vermos se além dos piolhos pode ser outra coisa.

E procure variar mais a sua alimentação, está pobre demais!! Porquinhos precisam de uma dieta de 80% de folhas e 20% de legumes e frutas, sendo que as frutas só devem ser oferecidas 2x na semana como petisco por conta do açucar.

E como assim está dando menas comida?

Assim que souber o pêso já pode tratar dos piolhos...

E não dê para o animal ingerir óleo mineral e nem azeite!!

Convidad
Convidado

Mensagem por flavia (Marleninha) em Seg 13 Maio - 17:57

eu obtive suscesso com minha porquinha dando probiotico pet, vc compra em petshop de clinica, e [EDITADO POR LOLA] como a vet me passou dava uma vez por dia, quando notei melhora cortei o [EDITADO POR LOLA] que é de uso humano, e o probiotico que dava 2 x dia passei pra uma até cortar e deixei somente ração e feno até estabilizar, depois ela tava fazendo coco mole, e depois voltou ao normal, mas demorou um pouco

**Por favor, não indicar medicamentos sem saber oq o porquinho tem! Oq foi bom para o problema do seu porquinho (e indicado pela sua veterinária) pode não ser bom para outro porquinho, ainda mais sem ter certeza do problema real. Postado por Lola.
flavia (Marleninha)

Mensagem por Laric em Seg 13 Maio - 18:18

A veterinária disse q não era pra dar vit C, que quando ele terminar o remédio é pra retornar lá q ela vai passar umas vitaminas, e tbm disse q não era pra dar o capim, ele é mais ou menos assim: http://res.ruralcentro.net/1/2011/9/21/foto-de-capim-piata-full.jpg
Passei 2 dias sem dar vit C, mas achei melhor confiar no q dizem aqui e votei a dar

Assim q eu dava o Luftal.

Ele come muito pouco os pellets da Pet Valle, da hobby joy só dou o arrozinho, poucas vezes. Mas só vou dar pet valle então. Nunca encontrei feno a venda aqui
Ele se recusa a comer abóbora, couve (seletivo), mamão, uva e outras coisas q já ofereci. As vezes ele come um pouquinho de maçã e cenoura ele adora
Ele não rói mais essas coisas
Já passei ivermectina dias atrás.
---
Hoje ele quase não fez nada e não sai mais os bastõeszinhos, as fezes não estão saindo e lá no saco elas estão fragmentadas e o cheio não é mt bom, mas sempre limpo
Se fosse só a impactação intestinal e ele tá limpo, não deveria estar fazendo mais cocô?
Amanhã vou levar em outro vet!! Acho q ele precisa de alguns exames não?

Então o que eu posso dar pra ajudar o intestino (remédio)?? Casca de maçã, luftal de novo, plasil, ou o que?

ps: o nome: coquito (mas ele tem outros apelidos)

Laric

Mensagem por Convidad em Seg 13 Maio - 18:41

Flavia, cuidado ao recomendar medicações. Não sabemos o que o porquinho tem, o que serviu para o seu porquinho pode não servir para outros, por isso é necessário uma visita ao vet especializado para se ter certeza do que medicar...

Laric, o uso da Ivermectina foi de acordo com o pêso do animal?
E não deixe mais de dar vitamina C, é essencial para a saúde do porquinho.
Todas os alimentos que citou só podem ser oferecidos 2x na semana.
Procure oferecer folhas como Chicória, escarola, catalônia e almeirão, 2x ao dia. Outros que pode oferecer diariamente, jiló, pepino, tomate, pimentão. Sempre alternando, varie sempre!!

Procure por outro vet mesmo, pois pareceu que esse não entende muito de porquinhos. Nos informe de onde vc é para que possamos te recomendar um vet especializado.

Vc fez a troca gradual da ração?

Se não acha o feno, não deixe de oferecer o capim!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Laric em Ter 14 Maio - 9:26

obrigada pelas dicas!
Procurei outro vet mas não deu certo, não atenderam ele, pelo menos peguei o telefone de uma q trabalha com silvestres, depois vou falar com ela (tomara q atenda). Moro em Belém-PA.

Vou pegar capim, mas de outro lugar, o que ele comia pegavam da rua (não sei qual, pois era a empregada q trazia).

Posso dar algum remédio para dor ou febre (meio quentinho)? Posso aplicar um pouco de óleo mineral pelo anus? Foi assim q a outra vet fez e ele soltou fezes sólidas

Laric

Mensagem por Convidad em Ter 14 Maio - 9:29

Pe ele está sentindo dor? Como sabe que está com febre?

O óleo mineral é usado para fazer a limpeza do saco perineal, pode usar apenas para limpar, não introduza nada.
Procure saber primeiro o que o animal tem para medicá-lo!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 14 Maio - 9:36

Vet especializado em Bélem / PA:

Endereço: Travessa Quintino Bocaiúva, 1098
Telefone: (91) 3223-4408
Site:
www.diagnovetbelem.com.br

Convidad
Convidado

Mensagem por Laric em Qui 16 Maio - 12:08

Após a volta do capim ele já tava soltando fezes de formato normal sempre de 2 em 2 junto, mas vejo q ele tem dificuldade de colocar pra fora, aí eu ajudo a retirar

Consegui outro vet! Very Happy
Ela receitou Yakult por 1 semana, e pra soltar logo o intestino, um pouco de alface (ela sabe q dá diarreia), cariru, azeite.
Pediu um raio-X tbm.

Esse diagnovet é um laboratório. Eu fui com uma residente em animais silvestres do hospital universitário aqui

Laric

Mensagem por Convidad em Qui 16 Maio - 12:11

Yakult nem pensar!! Porquinhos são HERBÍVOROS. Cariru, azeite? Tem certeza que esse vet entende de porquinhos?
O vet deu um diagnóstico?

Convidad
Convidado

Mensagem por Aninha CutCutPets em Qui 16 Maio - 14:04

Concordo com a LAfee, yakult nem pensar, já vi alguns indicarem azeite tb + ñ faz bem para o pig, vc viu esse vet que a Lafee lhe indicou....Vou mostrar seu tópico para um amigo que mora em Belem, dai ele vê se pode lhe orientar alguns lugares....
Aninha CutCutPets
Moderador

http://www.cutcutpets.blogspot.com

Mensagem por Laric em Qui 16 Maio - 16:02

Aaaah meu deus...
Bom, ela falou de constipação e disse q ele não precisa tomar o antitóxico. Depois vamos ver o raio-x

Mas então, no lugar uso um probiótico de uso veterinário pra estimular??? Qual?
Eu dei só 2 pedaçinhos de alface, depois vou dar a chicória

Laric

Mensagem por Aninha CutCutPets em Qui 16 Maio - 17:05

Sim um probiótico pode ser o vetnil, da um pedacinho.
Aninha CutCutPets
Moderador

http://www.cutcutpets.blogspot.com

Mensagem por Laric em Dom 2 Jun - 21:22

Não deu nada de anormal no raio-x, só um pouco de gases. Ele tá melhor...

Tomou o probiótico (já parou) e faz cocô normal, na quantidade e forma normal. Mas ele ainda tá tendo dificuldade de eliminar as fezes, as vezes eu o pego e tem fezes no saco e eu ajudo a tirar. É assim mesmo a impactação intestinal? não volta ao normal?

Ele continua andando pouco e ficando paradão, e isso tem a ver com a impactação intestinal?? Por q?

ele foi de novo no veterinário e tava com as patinhas avermelhadas e tinha um calinho, disseram pra passar bepantol e tbm foi receitado Glicopan

Laric

Mensagem por Panqueca em Dom 2 Jun - 21:41

Laric, impactação intestinal acontece quando a musculatura da região fica flácida (normalmente com porquinho que viveu muito tempo em gaiola). Isso melhora, mas sinceramente não sei se volta a ficar 100%.

Ele precisa de espaço (cercado), se tivesse companhia de outro porquinho também ajudaria a se exercitar. Porquinho ativo exercita naturalmente a musculatura da região, ajuda a eliminar as fezes.
Panqueca
Admin

http://www.porquinhosdaindia.info

Mensagem por Laric em Qua 25 Set - 19:22

bem, quanto a impactação melhorou,  apesar dele continuar acumulando fezes no saco

Mas agora ele tá com algum problema na boca pois não consegue mais comer capim e outras coisas.. agora ele só quer ração Funny Bunny e cenoura ralada, maçã.. q são mais fáceis de mastigar. Coisas q ele não gostava antes como uva e tomate agora ele quer, com isso ele perdeu peso. Ele rejeita couve, mas nao alface. Eu faço papinhas com capim amassado, ração, beterraba e até cheguei a comprar papinha de criança. Ele mastiga de boca aberta e qd come maçã caem pedaços

Levei no vet ''especializado''. Pra mim acho q é problema de desgaste alinhamento nos dentes da frente apesar de nao parecerem alongados 

mas ela nao viu nada disso e disse q ele deve tá com algum trauma no céu da boca por ter comido algo duro
Ela receitou Maxicam 0,5 , 1 comprimido durante 5 dias, e disse q se não melhorasse ia passar antibiótico. O que vcs acham??
É uma dose segura? Posso amassar e misturar com água pra ele engolir?

Laric

Mensagem por Panqueca em Sex 27 Set - 8:42

Essa dose é gigante, vai acabar com o estômago dele. Procure um vet de exóticos que seja experiente com porquinhos da índia, coelhos e chinchilas. Peça pra ver e radiografar os dentes (sem radiografia não tem como ver o alongamento dental). Se morar em SP, indico demais a Odontovet pra parte dentária.
Enquanto isso, alimente com papinha de ração com purê de abóbora / cenoura, vitamina C. 

Panqueca
Admin

Mensagem por Laric em Sex 27 Set - 20:17

Essa veterinária atende muitos porquinhos, mas sei mais que ela! Não achei outro vet de silvestres aqui em Belém. Tbm acho q devia ter pedido radiografia! Quem dera se eu pudesse dera na odontovet

Obrigada pela informação, eu tbm achei muito... Então, qual a dose segura de Maxicam pra dar??

Laric

Mensagem por Isabela Luccas em Sex 27 Set - 23:29

Laric, em Belém achei 2 vets que atendem porquinhos:

DaignoVet
Travessa Quintino Bocaiúva, 1098
Tel: (91) 3223-4408
www.diagnovetbelem.com.br

Dra. Klena (especializada em animais silvestres)
Clinica Odontologica Veterinaria
Av. Almirante Wandenkolk,s/n-loja 2- esquina com a Bernal do couto-Umarizal
fone:3252.2708
site:www.odontoclinvet.com.br

Essa segunda pelo jeito atende nessa parte odontológica ^^
Isabela Luccas
Moderador

https://www.facebook.com/groups/disneypig/

Mensagem por Laric em Sab 22 Mar - 13:47

Bem meu porquinho tava normal se alimentando bem, agora voltou..

Primeiro ele recomeçou a arrancar os pelos das patas e usei tetisarnol, aí ele passou a comer menos, parei com o tetisarnol e coloquei ivermectina faz uma semana.... As vezes sai uma bolota de fezes juntas melecadas, começaram a aparecer umas bolhas rosadas num buraquinho que fica lá em baixo da abertura maior do saco onde geralmente tem uns cocozinhos inteligados guardados. Na parte de abertura grande não tem nada demais.
Eu mexo lá e ele parece q não sente dor, mas to preocupada pq as bolhinhas ficaram maiores.. isso é uma inflamação, uma infecção???

Tem isso td rosado só no buraquinho mesmo.
Ele tá usando probiótico vetnil e umas 5 gotas de vit C, mas quero saber de vcs se não é melhor dar logo um antibiótico. Qual?
Ele tá espertinho mas to preocupada com essa perda de peso.

Laric

Mensagem por Bruna Fogaça em Sab 22 Mar - 21:08

Ele fica em contato com fezes e urina? Se sim pode ser uma infeccao...
Bruna Fogaça

Mensagem por Panqueca em Seg 24 Mar - 23:25

Sobre o saquinho, pode estar um pouco inflamado por estar impactando as fezes ali... creio que seria o caso de limpar mais vezes usando óleo mineral, com cuidado, e ir observando.
Acho que o mais preocupante é a perda de peso. Quanto de peso ele perdeu? Como está o apetite? E as fezes?
Panqueca
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: