Últimos assuntos
» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Isabella Prina Ontem à(s) 12:43

» Feno em Belo Horizonte
por leandrogualter Qui 17 Ago - 16:39

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Qui 17 Ago - 5:35

» uso de sulfamicina
por luis fernando beatriz Seg 14 Ago - 17:57

» Ferimento na pele
por Dedexx Dom 13 Ago - 17:42

» Ficha Médica kinho
por Lidiane Vasques Sex 11 Ago - 22:00

» Feridas
por Chris Sex 11 Ago - 11:00

» Preciso de ajuda urgente!!!
por Carla Patrícia de Souza Qua 9 Ago - 15:56

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qua 9 Ago - 0:12

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6277 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de anasara

Os nossos membros postaram um total de 38575 mensagens em 2035 assuntos

Ficha médica: Chiquinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha médica: Chiquinha

Mensagem por adalberto colman rohod em Seg 25 Fev - 16:23

Comprei duas porquinhas da india numa agropequária e levei pra casa... após uma semana percebi que elas vieram com sarna, porque apareceram partes sem pelo e coçava muito. Então resolvi devolvê-las porque não consegui tratá-las por falta de conhecimento. O problema maior é que a chiquinha que ficou uma semana junto com as "novatas" pegou sarna e ao mesmo tempo ficou prenha...
Agora que os filhotes da chiquinha já nasceram e estão bem, minha preocupação é com a transmissão da sarna para os filhotes!
O que é que eu faço, eles estão lindos e comendo de tudo e sendo amamentados pela chiquinha.
Tem alguma precaução que eu devo tomar como prevenir com banhos com sabonetes sarnicidas, posso dar banho na mãe amamentando?
Me ajudem por favor!!!

adalberto colman rohod

Re: Ficha médica: Chiquinha

Mensagem por Convidad em Seg 25 Fev - 16:30

Não dê banhos, são estressantes ao porquinho, ainda mais com ela amamentando.
Poste fotos do local afetado para vermos.
Há quanto tempo ela teve os filhotes?

Última edição por Lafee e Micka em Seg 25 Fev - 17:23, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por adalberto colman rohod em Seg 25 Fev - 16:53

Os filhotes já tem doze dias...
Vou tirar fotos do local afetado o quanto antes e vou colocar pra vocês!
Realmente os banhos são juito estressantes, sempre que dou banho no porquinho macho que tambem está com este problema (vale lembrar que o macho está separado em outro local distante da mamãe e dos filhotes) sempre faço com o sol bem quente, água morna, assim que retiro da água a minha esposa já está esperando com uma toalha bem sequinha, então deixamos enrolado na toalha e colocamos próximo ao sol e ele só sai quando achar conveniente, ele está muito " sem vergonha" enquanto fica secando na toalha ele fica comendo uma cenourinha, umas folhinhas bem novinhas de milho que eu planto pra eles, mas dá dó de ter que banhar quase todos os dias! Na natureza eles não tomam banho! " se limpam o tempo todo".
Estou achando muito difícil controlar a sarna
Desde já agradeço muito a atenção.
E fica a dica para os todos, "não coloquem de cara um porquinho estranho junto com os que você tem em casa" estou tendo uma péssima esperiência.

adalberto colman rohod

Mensagem por Convidad em Seg 25 Fev - 17:10

Amigo porquinhos não podem tomar banho com tanta frequência assim, se tiver pelo curto, os banhos são de 6 em 6 meses. Banhos frequentes podem baixar a imunidade do porquinho, pelo estresse causado. Para tratar doenças, deixe o banho sempre como última opção.
E quando for dar banho no porquinho, deve secá-lo muito bem, com o auxílio de um secador no morninho, para não adquirir micoses com o pêlo úmido.
Aqui no fórum os membros são orientados a fazer uma quarentena antes de introduzir o animal no alojamento...
Quando os filhotes desmamarem com 21 dias, nos informe o pêso da porquinha para te ajudarmos com a dose para o tratamento da sarna, com Ivermectina.

Convidad
Convidado

Mensagem por adalberto colman rohod em Seg 25 Fev - 17:31

Poxa vida, Obrigado pela dica...
Não vou mais dar banho nele com tanta frequência, achei que estava ajudando!
Vou esperar os 21 dias para passar pra vocês o peso da chiquinha.
E quanto aos filhotes, eles tambem terão a "sarna"?
Desde já muito obrigado!

adalberto colman rohod

Mensagem por Convidad em Seg 25 Fev - 17:37

Porquinhos podem viver com os ácaros da sarna durante muito tempo sem manifestar sintomas. A baixa imunidade, estresses, podem manifestar a doença.
Deixe os filhotes em observação, se apresentarem feridas, perdas de pêlo vc pode tratar o local com Tetisarnol, mas os ácaros só poderá tratar quando eles atingirem mais de 340g com Ivermectina...

Convidad
Convidado

Mensagem por adalberto colman rohod em Seg 25 Fev - 17:42

Obrigado!

adalberto colman rohod

Mensagem por adalberto colman rohod em Seg 25 Fev - 17:51

O Porquinho macho que já é bem adulto e tem mais de 340g já foi medicado com a ivermectina...
A ivermectina 1% foi colocada atrás das orelhas, isso já a uns dois meses atrás, e os sintomas amenizaram, mas não resolveu!
Como você faria usoda a ivermectina?
Via oral, injeção?
Desculpe o excesso de perguntas!

adalberto colman rohod

Mensagem por Convidad em Seg 25 Fev - 18:05

É feito de acordo com o pêso, pois se usado no porquinho com dosagem acima do pêso pode intoxicá-lo.
A aplicação é tópica(pingando) diretamente na pele, dividindo a dose na parte sem pêlos atrás das 2 orelhinhas. Aguarde o remédio ser absorvido pele a pele, não precisa passar a mão.
O cálculo é feito com o pêso multiplicado por 0,5mg. Ex: O porquinho pesa 950g= 0,950 x 0,5ml = 0,04ml = 4 risquinhos da seringa de 1ml.
Para auxiliar na dosagem é usado uma seringa de insulina/tuberculina de 1ml com agulha removível.
A aplicação é feita 1x na semana, por 3 semanas. EX: Se vc aplicou o remédio na Terça, a próxima aplicação será na Terça e na Terça seguinte...
A Ivermectina usada precisa ter a concentração de 1%, tornando mas seguro o seu uso.
Veja o exemplo de dose abaixo:

Convidad
Convidado

Mensagem por adalberto colman rohod em Seg 25 Fev - 18:33

Nossa! Que legal esta dica!
É esta seringa que eu comprei(de insulina), só que tinha dúvidas e medo de intoxicar o porquinho.
Agora sim estou mais tranquilo a respeito da correta quantidade da medicação.
Vou tirar umas fotos do meu viveiro também, que é feito todo de metal (tela de fio bem grosso onde eles pisam pra não machucar as patas e de forma que o cocô e as fezes caem direto na terra, logo abaixo da tela em uma bandeja de zinco com um pouco de terra seca evitando que o xixi e fezes caiam nos demais viveiros abaixo e pra evitar o mal cheiro tambem, eles ficam muito limpinhos, mas talvez eu esteja errado e tenha que fazer algumas adaptações e as cazinhas são de pedaços de forro PVC pra protegê-los do vento.
Muito obrigado pela atenção.
Vocês indicam algum veterinário aqui no DF, a maioria não entendem de porquinho da índia.
Obs: Criei muitos porquinhos da india no sítio quando era criança e nunca tive problemas com doenças, lá eles comiam somente milho moido e capim e quase não tomavam água. Agora me aparece esta sarna que está me dando o maior trabalho e eu não estou ainda conseguindo controlar.
Tenho tambem um casal de porquinhos da raça Sheltie (raça pura), são lindos e bem grandes em relação aos de pelo fino.

adalberto colman rohod

Mensagem por Convidad em Seg 25 Fev - 18:51

Aqui no fórum não somos a favor de alojamentos externos. Pelas mudanças frequentes de temperatura e possíveis predadores. Sem falar que porquinhos escondem sinais de doenças, e externamente dificilmente notará algo estranho, diferente do alojamento interno que terá mais contato.
Porquinhos não devem pisar em telas, pois o atrito pode causar inflamações nas patinhas, agravando-se em uma pododermatite.
Aqui no fórum usamos forrações adequadas, com soft que drena a urina do animal mantendo-se sempre sequinho, passando a urina para 2 camadas de toalhas absorverem, abaixo das toalhas colocamos materiais impermeáveis para não manchar o chão com urina. A troca da forração é feita em 7 dias, mais que isso cheirará mal, para lavar deixamos de molho numa solução de sabão em pó e água sanitária, e lavando bem em seguida com sabão em pó e enxaguando. O uso de amaciantes tira o efeito de drenagem do soft. Colocamos também uma espécie de banherinho no alojamento, usando uma bandeija com feno ou granulado de madeira em seu interior. Assim os porquinhos fazem a maioria de suas necessidades nesse banherinho, preservando mais a forração em tecido.
Vc saberia informar quanto tempo viveu o seu porquinho mais velho, quando os criava soltos?
Porquinhos não devem comer milho, podem quebrar os dentinhos, ou mesmo se engasgarem. Sem falar que o milho não beneficia em nada na sua alimentação, então se torna desnecessário.

Já deu uma olhada na parte de Veterinários Especializados aqui no fórum?

Convidad
Convidado

Mensagem por Patrícia Liziane em Seg 25 Fev - 22:11

Oi Adalberto,tem a mundo Silvestre na 402 Norte,Dr.Elber,ótimo veterinário e entende bastante de porquinhos
Patrícia Liziane

Mensagem por Convidad em Seg 25 Fev - 22:13

Obrigado pela ajuda, Patrícia...

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: