Últimos assuntos
» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Isabella Prina Ontem à(s) 12:43

» Feno em Belo Horizonte
por leandrogualter Qui 17 Ago - 16:39

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Qui 17 Ago - 5:35

» uso de sulfamicina
por luis fernando beatriz Seg 14 Ago - 17:57

» Ferimento na pele
por Dedexx Dom 13 Ago - 17:42

» Ficha Médica kinho
por Lidiane Vasques Sex 11 Ago - 22:00

» Feridas
por Chris Sex 11 Ago - 11:00

» Preciso de ajuda urgente!!!
por Carla Patrícia de Souza Qua 9 Ago - 15:56

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qua 9 Ago - 0:12

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6277 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de anasara

Os nossos membros postaram um total de 38575 mensagens em 2035 assuntos

Ficha Médica - Laila

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha Médica - Laila

Mensagem por Suh Medina em Ter 5 Fev - 10:03

Nome: Laila
Nascida em: abril/2009
Adquirida em: maio/2009 (presente adiantado de Dia dos Namorados, rs)
Raça: Abissínio
Peso médio: 900g
Dona: Suzana

==24/12/2009==

Nasceram os bebês da Laila. Aparentemente 3 saudáveis e 1 fraquinha rejeitada.

- A fraquinha, da foto à direita, mesmo sendo alimentada na seringa, não resistiu, morreu 6 dias após o nascimento. (Essa ficou marcada, não podia me ver que já vinha correndo na direção, uma graça! Eu ia ficar com ela. =/ )
- A do meio, na foto à esquerda, morreu 7 dias após o nascimento (era menor que as outras, mas não havia sido rejeitada, mamava com as irmãs. Essa eu não entendi..).
- As outras duas foram doadas com 1 mês de desmame.

==30/04/2011==

Levei a Laila no vet.

Sobre a Laila não estar comendo/defecando
Expliquei o que estava acontecendo, ele a examinou e falou que aparentemente ela está bem, que não ia receitar nada sem necessidade.
Perguntou como era a rotina da Laila, o que comia, qual a forração, etc. Disse que ela simplesmente enjoou da comida que eu estava dando ou não gostou da nova ração (eu havia trocado ha pouco tempo), tanto que ela comeu o capim que dei em casa (era um que não costumava dar) e mais ainda as verduras que ele deu para ela no consultório.

Conversamos bastante (até trouxe a porquinha dele para eu ver, hehe) e ele comentou que o erro de muitas pessoas é dar mais importância para a ração do que para verduras, legumes e frutas. Que a ração pode até ser boa, mas nunca terá todos os nutrientes que o porquinho precisa. Disse que o certo é dar mais comida natural mesmo (legumes/verduras/frutas) e menos coisa industrializada (ração, fruta desidratada, etc), que a ração que deve ser o complemento e não o contrário.

Conclusão: Ele pediu para mudar a dieta dela o mais rápido possível (voltar a outra ração e aumentar a qtde de naturais). Também disse para dar 0,5ml de azeite de oliva (não o misturado, o azeite meeesmo, que é laxante natural) 2 ou 3 vezes/dia, durante 3 dias.
No caminho mesmo fui comprando as coisas, depois que chegamos em casa, fiz o que foi pedido e em menos de 1 hora ela já começou a defecar.

Sobre falha perto do olho e secreção
A Laila estava perdendo um pouco de pelo perto do olho e tinha tipo umas casquinhas perto da pele.
Quando o vet olhou, disse que aquela casquinha era secreção que secou (pegou um algodão com soro fisiológico e limpou, saiu pelo junto).
Ela estava com conjuntivite. Ele explicou que acontece mesmo, porque o porquinho, como diz o nome, faz xixi e cocô e anda/deita em cima, depois quando limpa o focinho, passa as patinhas sujas pelo olho e esse é um dos resulados.

Conclusão: Receitou Maxitrol (compra em farmácia humana, mas somente com receita e RG), 1 gota a cada 8 horas, durante 7 dias, após limpeza com água boricada ou soro fisiológico no algodão (me ensinou como limpar).

Teve retorno na semana seguinte e já estava tudo bem. Very Happy
Suh Medina

Re: Ficha Médica - Laila

Mensagem por Suh Medina em Ter 5 Fev - 10:14

==04/02/2013 (segunda-feira)==

Levei a Laila no vet, pois perdeu peso (ficou com 780g), estava amuadinha, sem comer/defecar desde sábado (alimentei-a e dei água pela seringa desde então).

O vet disse que ela está com secreção no pulmão, só estranhou o fato de o lado esquerdo estar bem limpo e o direito estar fazendo barulho até demais (até me deixou ouvir os dois lados para entender). Foi diagnosticada com infecção do trato respiratório.

O vet fez uma misturinha*, falando o nome das substâncias (verifiquei na lista de antibióticos proibidos) pra dar de 12/12h e falou pra continuar dando papinha na seringa e ir oferecendo verduras/legumes/frutas de vez em quando, principalmente se sentir que o apetite está voltando. Já deu a 1ª dose pra mostrar como eu deveria fazer e me deu várias seringas para papinha, água, remédio, suco etc.

À noite, a Laila já estava bebendo água sozinha no potinho que deixo embaixo do bebedouro.

*Disse que não ia receitar pra comprar em farmácia, pois seria desperdício, já que não usaria nem 15% do frasco. Ele pegou um vidrinho e fez a fórmula na hora.

Retorno marcado para sábado (09/02/2013).

Indicações para o tratamento:
- Cortar ração**;
- Dieta a base de legumes/verduras/frutas somente! (durante o tratamento);
- Lavar a mão sempre depois de mexer com a porca;
- Afastar o cercadinho da gaiola da minha chinchila para não correr risco de passar bactéria;
- Remédio 12/12 horas;
- Dar papinha (bater legumes/verduras no liquidificador ou papinha nestlé mesmo) a cada 30-60 minutos;
- Suco de fruta c/ mel (pouquíssimo mel, só pra dar doce) ou papinha nestlé diluída em água;
- Oferecer pedacinho de bolacha de água e sal de vez em quando (por ter carboidrato aumenta o apetite);

**principalmente Funny Bunny, devido a um fungo que causou morte de 2 pacientes porquinhos recentemente. Explicou o que aconteceu e que chegou a conclusão que o "ponto chave" era a ração. Ele falou o nome do fungo, não lembro agora, disse que o problema está na parte de pasteurização da ração, que não chega na temperatura suficiente para eliminá-lo e este é maléfico para o porquinho.

Hoje, 05/02/2013, a Laila amanheceu com barulho ao respirar. Dei o remédio às 7h, às 9h já havia diminuído. Tentei ligar no vet, mas só chamava.
Aparentemente ela está melhor agora (13h), acabei de pesar e já subiu pra 810g. De qualquer forma, tentarei ligar novamente mais tarde, e caso precise, a levo de novo ao vet ainda hoje.

Quando tiver alguma mudança - melhora ou piora (espero que esse não) - posto aqui. =)

Última edição por Suh Medina em Ter 5 Fev - 10:23, editado 1 vez(es)
Suh Medina

Mensagem por Camila Moni em Ter 5 Fev - 10:19

Que bom que a sua pig está melhorando!
Nossa, não sabia dessa da Funny Bunny, vou mudar para a Pet Valle agora mesmo! Estava esperando a Ariel fazer pelo menos 4 meses e meio pra trocar mas pelo visto melhor não esperar...
Adorei o seu médico, muito atencioso com o seu pig.
Camila Moni
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Paçoki em Ter 5 Fev - 10:20

melhoras pra Laila, vou torcer!
Sobre a ração, se ele tem suspeitas disso, o fabricante da funny bunny deve ser denunciado. Achei muito grave isso.
Paçoki
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Suh Medina em Ter 5 Fev - 10:30

Camila, também adorei ele! Passa uma segurança danada! rs Apesar de uma ou outra coisa não bater com o que o grupo/fórum prega, ele é ótimo. Creio que as informações nunca baterão 100%.

Paçoki, obrigada pela torcida! ^^ Sábado que vem voltaremos lá, vou sugerir isso a ele. Ele falou muuito mais coisas sobre essa ração e a falta de fiscalização nas fabricantes daqui. =/
Suh Medina

Mensagem por Camila Moni em Ter 5 Fev - 10:34

É, cada um tem o seu método né... nunca vai ser 100% igual.
Que horror! A Rê andava fazendo um abaixo assinado pras fábricas fazerem uma ração específica para porquinho mas nem sei a quantas anda...
Camila Moni
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Suh Medina em Ter 5 Fev - 10:38

Verdade, rs.

Também não sei como está o abaixo assinado.. =/
Suh Medina

Mensagem por Amanda F. em Ter 5 Fev - 18:07

Tomara que ela fique bem logo logo, estamos torcendo!
Amanda F.
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Convidad em Ter 5 Fev - 19:46

A ração, assim como as folhas, legumes e frutas são importantes. A ração não é a base da alimentação deles, mas não é bom deixar de dar, pois tem nutrientes, que muitas das vezes não conseguem em outros alimentos. Já que ás vezes não conseguimos dar grande variedade de alimentos.
E como a ração, não se deve exagerar também nas folhas, legumes e frutas, para não mecher com o intestino!!
Já o azeite, fique de olho, se começar ficar mole as fezes não dê mais.
Que misturinha foi essa?
Já aumentou a dose de vitamina C para 5 gotas? Irá ajudar na sua recuperação.
Essa da Funny Bunny, acho melhor averiguar melhor, buscando 2ª, 3ª opiniões. É um assunto muito sério...
E eu não deixaria de dar a ração, o animal está debilitado e precisa dos nutrientes da ração.
Não colocaria mel na papinha, o suco de fruta s/açucar ou Pedialyte deixarão a papinha mais palatável. E acrescentaria a ração, pelas fibras.
E acho que ele não vai querer comer a papinha com um intervalo de tempo tão pequeno assim, mas tente oferce-la pelo menos 6x ou mais ao dia.
Sempre estimulando a comer também.
Que papinha da Nestlé o vet recomendou?
Não daria a bolacha, substituiria por frutas, mas sem exagerar.

Bom, essa é a minha opinião. Desculpa me meter...
Melhoras a Laila...

Convidad
Convidado

Mensagem por Aninha CutCutPets em Ter 5 Fev - 19:48

Suh divide o endereço desse vet conosco flor....
Aninha CutCutPets
Moderador

http://www.cutcutpets.blogspot.com

Mensagem por Suh Medina em Ter 5 Fev - 23:27

Lafee e Micka escreveu:A ração, assim como as folhas, legumes e frutas são importantes. A ração não é a base da alimentação deles, mas não é bom deixar de dar, pois tem nutrientes, que muitas das vezes não conseguem em outros alimentos. Já que ás vezes não conseguimos dar grande variedade de alimentos.
E como a ração, não se deve exagerar também nas folhas, legumes e frutas, para não mecher com o intestino!!
Já o azeite, fique de olho, se começar ficar mole as fezes não dê mais.
Que misturinha foi essa?
Já aumentou a dose de vitamina C para 5 gotas? Irá ajudar na sua recuperação.
Essa da Funny Bunny, acho melhor averiguar melhor, buscando 2ª, 3ª opiniões. É um assunto muito sério...
E eu não deixaria de dar a ração, o animal está debilitado e precisa dos nutrientes da ração.
Não colocaria mel na papinha, o suco de fruta s/açucar ou Pedialyte deixarão a papinha mais palatável. E acrescentaria a ração, pelas fibras.
E acho que ele não vai querer comer a papinha com um intervalo de tempo tão pequeno assim, mas tente oferce-la pelo menos 6x ou mais ao dia.
Sempre estimulando a comer também.
Que papinha da Nestlé o vet recomendou?
Não daria a bolacha, substituiria por frutas, mas sem exagerar.

Bom, essa é a minha opinião. Desculpa me meter...
Melhoras a Laila...

Oi, Lafee, agradeço a preocupação.

Mas no caso da ração, ele não disse para cortar de vez do cardápio, só disse pra procurar outra marca e que infelizmente as nacionais não são boas e o processo de fabricação não tem fiscalização (que é o que o pessoal daqui sempre diz), além do problema da Funny, que sou obrigada a dar de vez em quando, pq vira e mexe a ração que compro pra Laila está em falta e a Funny é a única que está disponível em todo lugar. =/ Resumindo: deixar a ração direto, como sempre, mas dar mais importância a coisas naturais (legumes, verduras e frutas).
Ele só pediu para cortar durante o tratamento (por se tratar da Funny Bunny, ele ficou preocupado pq teve casos recentes de pacientes porquinhos que adoeceram na mesma época, com os mesmos sintomas e o fator comum era a ração, após exames etc, ele chegou a conclusão de que o problema era essa marca, tanto que me perguntou a duração da ração, se olho sempre a data de vencimento, como a conservo etc.
Desculpe, rs, mas é que não pude colocar a conversa toda detalhada lá em cima, senão o post ficaria maior ainda, rs.. fiquei conversando com ele por umas 2h e meia nesta ultima visita, rs.

No caso do azeite, foi qdo ela teve problema no ano retrasado, ele me alertou disso tbm. Falou pra eu dar essa dosagem, mas pra ficar de olho na consistência (não sei se é essa a palavra) das fezes e tals. Felizmente deu tudo certo.

Deixei direto pra ela cenoura, pimentão e maçã cortadinha sem casca (que são os preferidos dela), mas mesmo assim ela rejeitou, não comeu nada sólido, só cheirava quando eu trocava (às vezes nem isso).
O suco com mel não cheguei a dar, fiquei com medo de arriscar. No caso da papinha, como ela estava sem comer desde sábado e eu só poderia levá-la ao vet na segunda, eu estava dando na seringa a nestlé de frutas, que é a que vcs recomendam sempre. Qdo a levei, falei pro vet que estava dando, ele só pediu para continuar. Hoje cedo comentei no grupo do face e linkaram uma página da Panqueca que tem outras receitas de papinhas, acabei fazendo também pra variar um pouco. Também havia visto a média de dosagem no site da Cidade dos Porquinhos, acabei seguindo, sempre tendo bom senso, qdo percebia que ela já estava cheia, não forçava.
A bolacha (que era só pra aumentar o apetite) cheguei a dar pra ela cheirar, pra ver se interessava, mas ela virou a cara, nem deixei lá no meio. o.O
Suh Medina

Mensagem por Suh Medina em Ter 5 Fev - 23:42

Como ela estava bebendo água do potinho que deixo embaixo do bebedouro, só dei uma seringuinha de água por dia, misturada com as gotinhas de vitamina C, às vezes dava papinha misturada com um pouquinho de água, só pra ter certeza de que ela estava ingerindo líquido.

Quanto ao medicamento, agora não vou lembrar os nomes das substancias, ele formulou na hora e foi falando o que era. Chequei na lista de antibióticos proibidos e nenhum daqueles nomes foi citado.
Suh Medina

Mensagem por Suh Medina em Qua 6 Fev - 0:14

Bom, gente.. agradeço de coração pela torcida, mas infelizmente minha Lailinha veio a falecer. To com os olhos ardendo até agora de tanto que chorei. Ela se foi por volta das 19h.

Não consegui entrar em contato com o vet hoje e não tenho/conheço por aqui nenhum outro de confiança a que pudesse recorrer na hora.

Obrigada a todos pelo apoio.

Bruxinhaninha, nós somos do ABC Paulista. O vet que atendeu a Laila nos dois problemas da ficha é esse:

Dr. Carlos Augusto Medeiros Gambôa
Av. Estados Unidos, 666, Parque Das Nações, Santo André-SP
Tel: (11) 98424-1763
Médico Veterinário formado em 1989 pela Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu (UNESP) e desde então atuando na área Clinico - Cirúrgica de Pequenos Animais. Atendimento de Cães, Gatos, Aves, Roedores, Répteis e Animais Silvestres. Como Médico Veterinário realiza atendimento nas áreas de Clínica, Cirurgia e Vacinações. Médico Veterinário com curso de aperfeiçoamento nas áreas de Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos, Ortopedia e Radiologia Veterinária e Reprodução Animal. Também atendimentos domiciliares e com hora marcada.

(Ps: ele parece ser meio estranho a primeira vista, mas depois que vc começa a conversar com ele, vê que ele passa segurança e tem convicção no que diz, sem entrar em contradições).
Suh Medina

Mensagem por Fernanda e Lourenzo em Qua 6 Fev - 0:40

Sinto muito.....

sobre a ração, acho q nenhuma tem vistoria adequada, encontrei pena de galinha ou pombo na funny bunny uma vez, meu namorado disse q foi na hora de embalar......complicado, mas não parei de dar msm assim, pq tem muitos nutrientes e estamos naqle ditado, "se correr o bicho pega se ficar o bicho come"....infelizmente.

sinto muito pela pig, mais uma vez
Fernanda e Lourenzo

Mensagem por Suh Medina em Qua 6 Fev - 2:51

Obrigada, Fernanda e Lourenzo. A nhaca é essa mesmo, a gente não tem pra onde correr. Na Funny não cheguei a ver pena, mas quase sempre encontrava rações de gato no meio.

Só complementando a ultima mensagem:
Eu teria a levado para o Hospital Veterinário Dr. Hato, pois o Dr. Ivan é muito bom e confiável também (e por se tratar de um hospital, tem mais recursos etc), mas não é sempre que ele está disponível, tanto que tem que ligar antes pra saber se está atendendo e a ultima vez que fui lá, demorei no mínimo 4 horas para ser chamada. =/
Suh Medina

Mensagem por Camila Moni em Qua 6 Fev - 7:45

Meus pêsames :/

Mas como ela morreu as 19h se até as 1:43 tu tava falando?
Camila Moni
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Suh Medina em Qua 6 Fev - 9:28

Obrigada.

Às 13h38 da tarde foi o ultimo post antes de eu responder a Lafee às 2h27 da madrugada (já tinha acontecido) e dar a notícia logo em seguida.
Suh Medina

Mensagem por Camila Moni em Qua 6 Fev - 10:02

Ah... Desculpa, eu vi errado a hora :p
Camila Moni
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Aninha CutCutPets em Qua 6 Fev - 10:05

Sinto mto pela perda flor......
Aninha CutCutPets
Moderador

http://www.cutcutpets.blogspot.com

Mensagem por Paçoki em Qua 6 Fev - 11:52

Poxa, que peninha. Mas vc fez tudo o que podia, foi uma boa mãe. Vai em paz Laila.
Paçoki
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Convidad em Qua 6 Fev - 20:28

Sinto muito, Suh...

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo