Últimos assuntos
» Infecção urinária no porquinho da india
por Almeidana Qui 21 Set - 22:16

» BEBEDOURO DO PORQUINHO
por ultragame Seg 18 Set - 20:41

» Infecção no canto da boca
por Merry Go Dom 17 Set - 18:19

» Coisas para porquinho no estado do Pará
por koopa60 Sab 16 Set - 9:44

» Ficha médica: Batata
por Cele Qui 14 Set - 13:55

» Ficha Médica: Harley
por Bianca Farisco Turra Ter 12 Set - 2:26

» Ficha Medica do Madruguinha
por madruguinha Seg 11 Set - 13:23

» Presença de sangue na urina
por vickcami Dom 10 Set - 14:55

» Feno Tifton Tipo A - RJ
por Byatriz Barboza Sex 8 Set - 20:45

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6300 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de lucianoleblon

Os nossos membros postaram um total de 38601 mensagens em 2048 assuntos

Ficha médica - Lizzi

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha médica - Lizzi

Mensagem por lemestieri em Dom 28 Out - 19:50

Olá, boa noite!

Bom, primeiramente sou nova aqui no fórum, descobri procurando informações p/ minha filhinha no google, achei uma excelente iniciativa!
Mas vamos ao assunto...

Minha porquinha, a Lizzi, está mtooo parada tem mais ou menos um mês. Quando ela começou, cheguei a levar no vet, ele examinou ela e disse que estava tudo ok, que as vezes ela estava prostrada assim por causa do calor absurdo que estava fazendo na cidade durante esses meses.
Mas ela continuou assim! (e o calor tbm continuou!) Tem dias que ela fica mais animadinha, passeia, brinca... mas tem dias que só fica deitada, independente do lugar que ela esteja: casinha, chão, cama etc...
Ela se alimenta bem, come verduras, legumes e frutas todos os dias, e também come ração (funny bunny). Também reparo que ela toma água normal, igual ao meu outro porquinho. Faço reposição de vit. C c/ cewin, todos os dias dou 1 gotinha.

Estou preocupada pq já pensei em várias coisas, mas pra mim a saúde dela tá normal! Comendo, sem chiados no peito, não está c/ nenhuma alteração nas patinhas, olho, orelhas, boca etc...
Será que só o calor pode deixar ela assim? Ou será que tá ficando velhinha? Ela tem 4 anos!

Oq vcs acham que pode ser???

Mto obrigada pela ajuda! bjos
lemestieri

Re: Ficha médica - Lizzi

Mensagem por Convidad em Dom 28 Out - 19:57

Na minha opnião é o fato de ela estar velhinha e o calor. Já tentou colocar um piso numa parte pequena do cercado pra ela se refrescar? Ou uma garrafinha com água gelada com toalha em volta. Ah e 1 gotinha de vitc não é o suficiente e sim 2 gotinhas ok? Beijos

Convidad
Convidado

Mensagem por romalro em Dom 28 Out - 19:59

Ela tem uma amiguinha? pode ser tédio.... O meu fica sozinho e passa a maioria das horas deitado.. Tipo descansando sem estar cansado.
romalro
Membro veterano
Membro veterano

Mensagem por Convidad em Dom 28 Out - 20:01

romalro escreveu:Ela tem uma amiguinha? pode ser tédio.... O meu fica sozinho e passa a maioria das horas deitado.. Tipo descansando sem estar cansado.

Pois é, o meu tbm... pode ser por isso eles se sentem solitários. Aconselho adotar uma amiguinha para ela!

Convidad
Convidado

Mensagem por lemestieri em Dom 28 Out - 20:07

Então, ela tem o filhinho dela que fica numa gaiola do lado, como não castrei ele, não deixo eles juntos, mas eles ficam o tempo todo 'conversando'.
Já tentei adotar uma amiguinha pra ela e elas não se deram mto bem... minha porquinha é meio territorialista, e não aceitava dividir o espaço c/ a outra... mesmo quando eu soltava elas pra passear, elas brigavam!

Ela fica exatamente do jeito que vc falou! Descansando sem estar cansada!

Quando ela tá c/ calor, tem o costuma de deitar do lado da vasilha de água, que é de cerâmica... e ela não tem feito isso, mesmo assim tento colocar uma garrafinha de água envolta em toalha pra ela??

Outra coisa que eu reparei: ela sempre era desesperada por comida! Era só me ver que já gritava pedindo comida... e agora ela não grita mais. Quando coloco ração ou verduras, frutas etc na gaiola, ela vai comer, mas não pede mais.
lemestieri

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Dom 28 Out - 20:13

Oi Le,
proponho que voce faca sua apresentacao a todos os membros do forum la no Forum Aos Membros, Apresente-se.

Bem, primeiro eu gostaria de saber como voce da a vit C pra Lizzi. Um pig tem de receber pelo menos 30mg/Kg de vit C diariamente. Entao, recomendamos 2 gotas (se voce pingar direto na boca do pig) ou tres (se voce der numa seringa).

o seu outro pig fica junto dela? ele e macho? e castrado? nao ha chance dela estar prenhe? o vet examinou isso?

calor abrasador prostram os pigs sim. a temperatura corporal deles e de 38°C... imagine se a temperatura ambiente e muito alta o que pode acontecer!!!!? fritam. entao, o calor pode deixar um pig mais letargico sim, de fazer ele procurar se deitar onde esta mais fresco.

como estao as fezes? tem notado alteracao na cor, cheiro, quantidade de urina? alteracao no peso, percebeu se emagreceu?

sua pig tem otima saude mesmo, genes muito bons porque ate agora comendo frutas e legumes todos os dias nao teve problemas dentarios, diabetes, obesidade, coronarios, renais.

Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Dom 28 Out - 20:15

lemestieri escreveu:Então, ela tem o filhinho dela que fica numa gaiola do lado, como não castrei ele, não deixo eles juntos, mas eles ficam o tempo todo 'conversando'.
Já tentei adotar uma amiguinha pra ela e elas não se deram mto bem... minha porquinha é meio territorialista, e não aceitava dividir o espaço c/ a outra... mesmo quando eu soltava elas pra passear, elas brigavam!

Ela fica exatamente do jeito que vc falou! Descansando sem estar cansada!

Quando ela tá c/ calor, tem o costuma de deitar do lado da vasilha de água, que é de cerâmica... e ela não tem feito isso, mesmo assim tento colocar uma garrafinha de água envolta em toalha pra ela??

Outra coisa que eu reparei: ela sempre era desesperada por comida! Era só me ver que já gritava pedindo comida... e agora ela não grita mais. Quando coloco ração ou verduras, frutas etc na gaiola, ela vai comer, mas não pede mais.

territorialista todos os pigs vao ser. e natural o pig mais antigo dar uns catiripapos nos mais novos pra mostrar para eles quem manda no espaco.

qual o tamanho do cercado dela? nao da para castrar o macho?
Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por lemestieri em Dom 28 Out - 20:41

Mas as agressões eram de ambos os lados. Tentei por meses fazer as 2 entrarem num acordo e se darem bem, mas nada feito... e por parte da minha porquinha rs
Não sei se tem a ver mas, depois de um tempo, acabei perdendo essa porquinha que tentei socializar c/ a Lizzi, novamente por erro médico.

Ela vive numa gaiola de mais ou menos 70x40. Ela passa mais ou menos metade do dia na gaiola. A outra metade, ela fica solta passeando na varanda de casa (moro num prédio), sempre c/ comida e água à disposição.
Ultimamente ela não passeia mais, hoje por exemplo, soltei ela e depois de 1h ela estava no mesmo lugar que eu havia colocado.

Vc acha que o macho interfere? Pq eles sempre foram criados juntos (ela é mãe dele) e nunca tivemos nenhum problema antes
lemestieri

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Dom 28 Out - 20:54

uau.

bem, troquemos de medico.

segundo, o espaco minimo para um so pig e de 0,7m2. para dois pigs, 0.9 x 1.2 m.

a apresentacao de pigs tem de ser feita em um local neutro, onde nao tenha o cheiro de nenhum deles. so depois voce coloca os dois juntos no cercado (depois de bem limpo e livre do cheiro do pig mais antigo). eles vao se estranhar, e normalissimo. vao brigar. e assim que funciona.

acho que a pig pode estar com algum problema nas articulacoes... mas aumenta a dose de vit C para tres gotas diarias e veja se em uma semana ela melhora. pensa em castrar o macho, vai ser melhor para ambos. outra coisa, se eles ficam juntos, pode ser que ela esteja prenhe, viu? a monta faz parte do comportamento de afirmacao de lideranca e nao so para reproducao. sera que ele nao montou na Lizzi? voce pode colocar mais fotos dela, tiradas por cima? e impressao minha ou ela tem um lado mais profundo que o outro?
Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por lemestieri em Dom 28 Out - 21:11

Mas vc acha que eu aumento o espaço da gaiola mesmo ela ficando solta durante o dia???

eles ficam em gaiolas separadas, uma do lado da outra... e durante o dia, eu reveso p/ os 2 ficarem soltos (divido a área externa em 2 e cada um fica num canto, sem terem contato um c/ o outro)

pois é, esse vet era péssimo! mas agora achei um que parece ser bom, estagiou durante um ano num lugar que só trabalham c/ porquinhos... vamos ver

sempre achei ela simétrica, vc acha que ela é tortinha?? rs

tirei essas fotos agora, ve oq vc acha...

http://imageshack.us/photo/my-images/839/dsc03628i.jpg/http://imageshack.us/photo/my-images/41/dsc03627n.jpg/
lemestieri

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Dom 28 Out - 21:40

achei que o olho (orbita) direita e um pouco mais funda que o esquerdo.

viver junto mas separado por grades gera estresse. porque eles precisam cumprir todo o ritual social, de brincadeiras a disputa de lideranca...

o espaco do cercado e pequeno. muitos dizem que os pigs sao mais ativos a noite, outros de dia. o que eu percebo e que esses periodos se alternam. entao se durante um periodo de atividade o seu pig estiver dentro de um espaco pequeno, isso pode estressa-lo tambem. estresse gera baixa imunidade e isso deixa o organismo do pig aberto a manifestacao de doencas.

aqui em casa a gente tem tres pigs, duas femeas e um macho. decidimos castrar ele. foi a melhor coisa que fizemos por nos e por eles. hoje eles vivem juntos, um vive atras do outro. quando a gente pega um deles, os outros dois ficam berrando chamando pelo que esta ausente. e muito legal. todos juntos.
Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por lemestieri em Dom 28 Out - 21:48

entendi... acho que vou amadurecer essa idéia da castração então! eu percebo que eles são mto companheiros, e as vezes estando próximos o tempo todo ela fica mais animadinha.

vou aumentar a vit. C e ver como ela fica essa semana.

e providenciar uma casinha maior! vc sabe se existem gaiolas maiores ou melhor fazer um canteirinho p/ eles? como moro em apto, tenho o problema do espaço... até poderia fazer um canteirinho na varanda, mas tenho medo deles adoecerem pq venta mto (ela é toda aberta, tipo uma sacada)... oq vc acha??

mto obrigada pela ajuda! =)
lemestieri

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Dom 28 Out - 21:54

limitacao de espaco e fogo! gaiola com as dimensoes adequadas e muito dificil de se encontrar, so por encomenda. e mais facil e barato montar um cercado com telas aramadas.

tem um site muito bacana que traz umas ideias de cercados de aramado e de materiais alternativos:

guinepigcages.com

vai em photo galleries e veja que delirio! tem cercado que da vontade de morar dentro!!!
Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

Mensagem por Convidad em Dom 28 Out - 21:58

Porquinhos precisam de espaço adequado permanente para se exercitarem e não por algumas horas. Sem falar que vivem muito melhor com companhia do mesmo sexo.
Vc não citou o feno na alimentação, vc fornece??

Convidad
Convidado

Mensagem por lemestieri em Seg 29 Out - 6:25

eles comem alfafa.. não acho feno aqui onde eu moro

vou ver se acho uma gaiola c/ dimensões maiores, pq pra mim é mais fácil... assim eles podem ficar dentro de casa!
mas vou dar uma olhada nos cercadinhos tbm =)

mto obrigada pela ajuda!

hoje está menos calor aqui, minha bebe já acordou disposta querendo comida, e agora está passeando =)
lemestieri

Mensagem por Convidad em Seg 29 Out - 12:00

Acho difícil encontrar gaiolas "grandes" no Brasil...

Convidad
Convidado

Mensagem por Aninha CutCutPets em Seg 29 Out - 12:08

Alfafa contém mto cálcio,ao meu ver 4 anos ainda ñ é velhinha.....o calor está D+ msm...
Aninha CutCutPets
Moderador

http://www.cutcutpets.blogspot.com

Mensagem por Cavia em Seg 29 Out - 16:47

Aninha, levando-se em consideração a "velocidade" do metabolismo dos porquinhos, eu acho que aos quatro anos eles entram na "melhor idade"!
Cavia

Mensagem por Aninha CutCutPets em Seg 29 Out - 16:52

4 aninhos vejo como uma jovem senhora e ñ velhinha...rs......
Aninha CutCutPets
Moderador

http://www.cutcutpets.blogspot.com

Mensagem por lemestieri em Seg 29 Out - 18:00

tomara que seja isso mesmo!! hahahahah

tem problema a alfafa ter mto cálcio?? pq a urina dela é normal, não fica nem aquela 'poeirinha' branca depois.

to começando a achar que talvez a idade dela e o fato de tá mtooo calor estejam deixando ela assim... pq a noite e de manhãzinha, quando tá mais fresquinho, ela fica mais disposta!
coloquei uma garrafinha c/ água fresca enrolada numa toalhinha na casinha dela, ela ficou a tarde toda deitada do lado da garrafa rs

mto obrigada pela ajuda, fico mais tranquila vendo que vcs tem a mesma opinião que eu... de que ela tá ficando velhinha e o calor pode influenciar no comportamento molenga dela
lemestieri

Mensagem por lemestieri em Qui 1 Nov - 5:31

Olá pessoal!

Tenho notícias da Lizzi! Ela realmente melhorou c/ a garrafinha c/ água gelada na casinha, tá se sentindo bem melhor! Tá tomando bastante água e comendo bem, até voltou a pedir comida!

Maaaaas, estou preocupada!

Ela as vezes anda dando pulinhos, tipo coelho... faço suplementação c/ vit. C (Cewin), 2 gotas diárias (antes fazia 1 gota, mas fui orientada nesse tópico a aumentar a dosagem, tem mais ou menos uns 5 dias)

Ela tá reclamando de dor quando pego na barriguinha dela, e a barriga tbm está mais endurecida e o coco as vezes sai beeem pequeno, ou aglomerado
Estou c/ medo dela estar c/ impactação intestinal, vou levar ela no vet hoje.

Queria uma orientação de vcs, pq minha outra porquinha que teve impactação, o vet administrou um óleo (não vou lembrar do que) na seringa, disse que ia 'lubrificar' o intestino e as fezes iam sair.
Só que essa porquinha morreu!

Estou c/ medo de acontecer o mesmo c/ a Lizzi... alguém já passou por esse problema, sabe me orientar quanto ao melhor tratamento??

Obrigada!
lemestieri

Mensagem por Convidad em Qui 1 Nov - 10:22

Está parecendo gases, dê 2 gotinhas de Luftal, 2x ao dia por 3 dias...

Convidad
Convidado

Mensagem por lemestieri em Qui 1 Nov - 11:35

Lafee e Micka escreveu:Está parecendo gases, dê 2 gotinhas de Luftal, 2x ao dia por 3 dias...

Era isso mesmo! Levei ela no vet pela manhã, ele deu um analgésico p/ dor e o Luftal... obrigada!
lemestieri

Mensagem por lemestieri em Qui 14 Fev - 11:04

Olá pessoal!
Minha porquinha mais uma vez tá me deixando preocupada rs

Ela não está se alimentando direito... quase não come ração e tem rejeitado a maioria das coisas que gostava de comer. Só aceita comer almeirão, tomate e pepino.
Olhei os dentinhos e está tudo ok, ela não parece ter nenhum problema de oclusão.

Será que é por causa da idade? Ela está c/ 4 anos e 3 meses.

To bastante preocupada... ela tá ativa, grita pedindo comida... tudo normal como sempre foi. Mas já perdeu mais de 200g (o peso dela variava entre 800-850g).
lemestieri

Mensagem por Duda Oliveira em Qui 14 Fev - 11:07

Geralmente os dentinhos que dão problema são os de trás e não dá pra ver.Vc dá feno pra ela?
Duda Oliveira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: