Últimos assuntos
» Ficha médica: Zoey
por vetfernandes Sex 21 Jul - 0:40

» Ficha médica : Pikena
por Iunoartio Qui 20 Jul - 17:14

» Ficha médica: Nike
por Iunoartio Qui 20 Jul - 17:09

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qui 20 Jul - 13:46

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Sex 14 Jul - 10:21

» Dosagem correta de Bactrim
por Isabela Luccas Qua 12 Jul - 23:11

» Porquinho da Índia só come ração
por Isabela Luccas Qua 12 Jul - 23:09

» Apresentação: Amélia e Babi
por Convidado Sex 7 Jul - 22:01

» Zonas com crostas brancas e circulares
por Isabela Luccas Seg 3 Jul - 11:57

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6251 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Heloa Ferreira

Os nossos membros postaram um total de 38549 mensagens em 2026 assuntos

FICHA MEDICA - TIBBY

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: FICHA MEDICA - TIBBY

Mensagem por Cavia em Ter 6 Nov - 4:15

Parece mesmo a famigerada pododermatite. O tratamento tópico surtiu algum resultado, Rosana?

Farei uma recomendação a você, muito bem feita em ocasiões anteriores pela Regiane: o Baytril mostrou-se muito eficaz no tratamento contra a pododermatite (inclusive é citado no Guinea Lynx), quando a infecção é profunda. Mas, é uma medicação que costuma interferir no apetite do porquinho. Por isso, faz-se necessário você se preparar para a eventualidade de ter de alimenta-lo a mão. Probiótico é essencial.
Cavia

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Mensagem por rosana em Ter 6 Nov - 9:12

Olá Cavia, obrigada pela atenção!

Eu não sei, mas acho que já deveria ter sarado com o tratamento tópico, não?

As feridinhas continuam nas mãozinhas e os pezinhos bem vermelhinhos, sem casquinhas, mas machucados tbm.

Eu até parei uns dias de aplicar a rifamicina e continuei só com o merthiolate e a pomada... pois estou receosa de prolongar muito o tratamento com antibiótico. Se bem que nem sei se fiz certo!!!

O Tyburcinho não está comendo tãaaaaaao bem quanto antes, se bem que ainda não é preocupante pois percebo que ele tem preferido tomate e maçã às folhas, mas tem comido folhas também. (pepino, pouca cenoura por causa da impactação das fezes..., dou também hortelã - que ele adora, espinafre idem) Feno ele não curte - por incrível que pareça, mas eu deixo à disposição tb.
rosana

Mensagem por rosana em Ter 6 Nov - 9:18

Ah! eu tenho, mas não estou administrando o probiótico. Não sei se é bom ou não. Aliás as fezes dele ficaram meio "macias", digamos assim. Tem até pisado nelas e sujando-se bastante entre os dedinhos - deve ser bom para a pododermatite, não?

Então, pergunta: será que todo esse tempo que eu fiz tratamento tópico já não era o suficiente para ter sarado totalmente?

Será que tenho que entrar com o antib. oral?

Obrigada no que puder ajudar!
rosana

Mensagem por Convidad em Ter 6 Nov - 14:30

Não deveria ter parado com a Rifamicina, qt tempo ficou sem administrá-la??
O tratamento precisa ser seguido a risca, assim como manter a limpeza em dia do alojamento, sem falar que precisa ter paciência, pois o tratamento é demorado...

Convidad
Convidado

Mensagem por Cavia em Ter 6 Nov - 16:01

Concordo com a Lafee e Micka.

Para as patas que estão febris e inflamadinhas (avermelhadinhas), sugiro uma técnica básica de aplicação de compressas de àgua gelada sobre as áreas febris com o auxílio de um paninho. Não friccione o paninho sobre o local, apenas deixe-o em contato com a área inflamada. Duas vezes ao dia. Vi pela fotografia que você usa o soft como forração. De onde será que surgiu o ferimento infeccionado que iniciou a pododermatite?

Você puxou alguma pelinha dos esporões das mãozinhas do porquinho?

Ao interromper o tratamento com o antibiótico tópico, você torna as bactérias mais resistentes ao medicamento, compreende? Por quanto tempo você usou a rifamicina e há quanto tempo parou? Dependendo de sua resposta, não poderá usar mais a Rifamicina. Neutral

Não comer tão bem como antes pode ser sinal de dor. É imprescindível que ele se habitue a comer feno ou capim fresco, para a saúde gastro-intestinal dele. Se for tomar Baytril ou outro antibiótico via oral, terá de tomar obrigatoriamente o probiótico uma hora e meia após a dose de antibiótico.

Cavia

Mensagem por rosana em Ter 6 Nov - 17:29

Ent'ao meninas, eu parei com a Rifamicina pq fiquei com receio de estar intoxicando o pig,mesmo por uso topico. Parei por uns 5 ou 6 dias.

Sabe como ele ficou com as patinhas doentes? Foi quando eu resolvi fazer um banheirinho com feno para ele. O Tibby adorou. Ficava bastante tempo dentro da bandeja. Ai percebi que ele literalmente ficava de molho no xixi, isso pq a bobona aqui nao sabia que precisava por algo que drenasse a urina por baixo do feno...

Resultado, em uns 4 ou 5 dias notei as patinhas avermelhando e ai ja era...

Voces sabem que durante esses quase 4 anos ele n-u-n-c-a tinha ficado doentinho?

E olha que eu -por n'ao saber - forrava a base da gaiola (coitado, pecado! GAIOLA) com jornal hein?

Bem hoje eu ja voltei a fazer o cuidado completo(1 vez). O que vcs. acham? Continuo tentando, tratando 2 xs ao dia, o tratamento topico?
rosana

Mensagem por Convidad em Ter 6 Nov - 17:39

Faça conforme foi indicado Rosana, ou terá que entrar com antibiótico...

Convidad
Convidado

Mensagem por rosana em Ter 6 Nov - 17:41

Ta bem. Pela sua experiencia, vc acha que ele sara?
rosana

Mensagem por Convidad em Ter 6 Nov - 18:00

Sara sim, é só seguir a risca o tratamento...

Convidad
Convidado

Mensagem por rosana em Ter 6 Nov - 18:04

Blz OBRIGADAO e,vamos torcer e cuidar
rosana

Mensagem por Convidad em Ter 6 Nov - 18:16

Compre o Baytril 15mg, e um probiótico chamado Vetnil para te ajudar no tratamento...

Convidad
Convidado

Mensagem por Cavia em Ter 6 Nov - 19:41

rosana escreveu:Ent'ao meninas, eu parei com a Rifamicina pq fiquei com receio de estar intoxicando o pig,mesmo por uso topico. Parei por uns 5 ou 6 dias.

Sabe como ele ficou com as patinhas doentes? Foi quando eu resolvi fazer um banheirinho com feno para ele. O Tibby adorou. Ficava bastante tempo dentro da bandeja. Ai percebi que ele literalmente ficava de molho no xixi, isso pq a bobona aqui nao sabia que precisava por algo que drenasse a urina por baixo do feno...

Resultado, em uns 4 ou 5 dias notei as patinhas avermelhando e ai ja era...

Voces sabem que durante esses quase 4 anos ele n-u-n-c-a tinha ficado doentinho?

E olha que eu -por n'ao saber - forrava a base da gaiola (coitado, pecado! GAIOLA) com jornal hein?

Bem hoje eu ja voltei a fazer o cuidado completo(1 vez). O que vcs. acham? Continuo tentando, tratando 2 xs ao dia, o tratamento topico?

Pode continuar fazendo o banheirinho com feno. O problema é melhorar a drenagem. Você pode forrar a bandeja do banheirinho com um pano absorvente, colocar a camada de feno por cima. A urina escorre pelo feno e é absorvida pelo pano. Ao final do dia, basta trocar o pano. Outra alternativa é forrar com granulado de madeira (Health Care) e deitar o feno por cima.

A alegria de um porquinho "chafurdando-se" no feno não tem preço! Além do feno ser muito confortável e termicamente perfeito! Fresco no verão e quentinho no inverno!

Patinhas tem de ser examinadas todos os dias. Ao menor sinal de irritação ou assaduras, aplico uma finÍssima camada de bepantol. Não pode deixar aparecerem fissuras na pele, por onde as bactérias penetram.
Cavia

Mensagem por rosana em Qua 7 Nov - 10:06

Cavia e Lafee: estou pensando em tentar tratar com o trio merthiolate/rifamicina/pomada por mais uma semana, 2 x ao dia e não entrar ainda com o antib. oral. Será que devo?

O que vcs acham?
rosana

Mensagem por Convidad em Qua 7 Nov - 10:14

Acredito que com uma semana, não verá os resultados, continue tratando dessa forma e se não houver sinais de melhora entre com antibiótico...
Melhoras ao seu menino!!

Convidad
Convidado

Mensagem por rosana em Qui 15 Nov - 7:10

Lafee e Cavia: estou continuando o tratamento desde a nossa última postagem.

Tudo estava seguindo normalmente, porém sem sarar de vez, mas não tinha piorado.

Ontem, a noite, percebi que ele dava uma espécie de gemidinho quando eu mexia para cuidar das duas mãozinhas... parece até que estavam - pouca coisa -+ inchadinhas.

Hoje o encontrei meio encurujadinho. Fiquei preocupada. Liguei para ver se a vet Vanessa (indicação da Leeka) estaria lá, mas não, afinal é feriado...

Nunca o tinha visto ficar paradinho e meio que até fechar os olhinhos para descansar, sabe?

Ah! Ontem meu pai trouxe um capim para ver se o Tibbynho gostava. Ele até plantou uma mudinha. Eu dei, mas parece que ele não ligou. Só deu umas mordiscadinhas. Será que o capim pode não ter caído muito bem? Vou ver de onde meu pai colheu. Contaminado por algum veneno? Ai, acho que estou exagerando...

Agora ele já ficou + espertinho de novo. está enroladinho num soft e qdo eu chego perto já está correspondendo, cheirando minha mão qdo passo na cabecinha dele.

Áh! Até ontem estava comendo normalmente, só água, tenho notado que não está bebendo tanta.

Se bem que dou bastante verduras, pepino.

Bem, as notícias são essas - para atualizar - ok?

Um beijo! Obrigada! Até logo!
rosana

Mensagem por Convidad em Qui 15 Nov - 11:49

Espero que ele fique 100% logo!! Quando levar o porquinho no vet, não esqueça de levar a lista dos remédios tóxicos para porquinhos...

Convidad
Convidado

Mensagem por rosana em Qui 15 Nov - 15:32

Obrigada pela atenção, linda!

Vamos ver o que faço...

Depois dou notícias...
rosana

Mensagem por rosana em Dom 18 Nov - 21:22

Oi Lafee! Boas noticias!

Levei o Tibby na vet. Gostei dela. Ela prescreveu o Baytril 15mg- como voce havia dito - e falou para eu lavar todas as patinhas com um sabonete chamado Soapex, porque ultimamente o popo dele estava muito macio e conforme pisava ficava tudo grudado nas patinhas...

Antibiotico por 10 dias. Antiinflamatorio por 5 dias - mais que isso o estomago dele nao iria aguentar...

E lavar as patinhas 2 xs por dia e aplicar, em seguida, Rifamicina.

Estou FELIZ! Ele ja esta SARANDO! cheers cheers Laughing cheers cheers

e, mais uma vez MUIIIIITO OBRIGADA filhinha rsrsrs

E, a voce tambem, Cavia, VALEU! Ah, hoje ja fiz a papinha, por conta do antibiotico,viu? Ele AMOU a papinha (receita da Regiane)

PERDAO POR ME ESTENDER DEMAIS Shocked
rosana

Mensagem por Convidad em Dom 18 Nov - 22:21

Hum, eu continuaria com o Merthiolate mesmo, pois com o uso do sabonete terá que lavar 2x ao dia a pata dele, o que causará estresse no porquinho.
Qual foi a prescrição dada pela a vet a respeito do Baytril??
Ela não receitou um probiótico??
O antibiótico meche muito com a barriguinha do porquinho e o probiótico ajudará a repor a flora intestinal. Compre um probriótico chamado Vetnil, dê um pedaço da pasta 2hs após o uso do antibiótico.
Qual foi o antiinflamatório receitado??
Nos dê notícias Mamys...

Convidad
Convidado

Mensagem por rosana em Ter 20 Nov - 8:51

Oi Monique...

Ontem eu levei o Tibby no retorno da vet. Ele estava aparentemente bonzinho, a medida do poss[ivel... Ela pediu para eu leva-lo novamente na 5a. feira e que eu fosse la -qualquer coisa que alterasse, sabe?

Eu ate falei, imagina, nao vai precisar nao, ele esta benzinho, melhorando, ne?

Bom, ontem a noite cuidei como de costume (o antiinflamatorio se chama Cetoprofenoe - meia gota, 1 x ao dia - depois, se interessar eu conto como dava meia gota por,no maximo 5 dias , o antibiotico Baytril, 1 quarto de cpd a cada 24hrs.,por 10 dias. Cuidei das patinhas.

O probiotico, ela falou para dar somente se as fezes ficassem mais liquidas.

Hoje cedo, fui ve-lo e,como ele estava meio paradadinho, eu coloquei o probiotico na boquinha dele e quando o devolvi ao cercadinho ele tombou.

Ai, ofereci verdurinha, pus a papinha de abobora com racao e ele comeu sozinho. Comeu muito bem. Dei agua de coco com a seringa pequenininha.

Em seguida ele foi de novo para a toquinha. Eu descobria a cada 2 ou tres minutos para olha-lo. Ele estava deitadinho de lado.

Liguei para a vet. e ja levamos -meu marido e eu - mas ja estava mortinho.

Puxa, que noticia, ne Lafee. Estou MUUUUITO TRISTE. Nao esperava que ele nao fosse ficar bem. Basta ver minha ultima postagem.

Eu ja estou compartilhando a perda, para tentar parar de chorar, porque hoje vai ser o dia inteiro assim.

Um beijo, agradeco MUITO MESMO toda ajuda que voce me deu durante todo esse tempo! E os outros colegas tambem!

Eu apareco, quando conseguir, no forum.

Fiquem com Deus.

rosana

Mensagem por Convidad em Ter 20 Nov - 9:05

Oh, não!!! Poxa, fiquei muito triste com a notícia...
Amiga(Mamys), seja abraçada, e que seu coração seja confortado, sei que é duro perder quem amamos, mas conforte-se com as boas lembranças de seu menino.

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: