Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6229 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Dassa

Os nossos membros postaram um total de 38495 mensagens em 2012 assuntos

Ficha médica do Bugsy

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Panqueca em Qui 20 Set - 18:29

Oi linee1505, que sufoco que você está passando!

Olha, das minhas 3 porquinhas, 2 já tiveram problemas dentários, sendo que uma delas tem um problema crônico (de tempos em tempos ela tem que desgastar os dentinhos). Então eu tenho uma certa experiência com isso (infelizmente...).

Primeira coisa que estou pensando é: será que o veterinário desgastou mesmo todos os dentinhos? Se sim, será que ele desgastou "certo"? É que os dentes dos porquinhos não se encaixam retinhos como os nossos, eles se encaixam num ângulo de 30º, então o vet que gasta os dentinhos tem que respeitar isso.

Imaginando que o vet fez tudo direitinho e gastou certo os dentes: no pós operatório é essencial 4 coisas: persistência, paciência, papinha... e remédio pra dor. Eu vejo que você está fazendo tudo isso! Talvez ainda esteja tendo um problema em relação à dor. Minha porquinha Pantufa, quando fez o desgaste dentário no ano passado, saiu como uma prescrição de Dipirona, assim como você. Mas eu via que não era suficiente... mudei pro ibuprofeno. Mesmo assim, não foi suficiente! Aí eu dei o Meloxicam. O Meloxicam é um antiinflamatório potente, e analgésico, então ele vai ajudar a boquinha a desinchar lá por dentro e vai ajudar nessa questão da dor. Só que não existe Meloxicam gotas... precisa quebrar, diluir certinho e dar de acordo com o peso. Se souber o peso dele e quiser tentar, posso te passar a dose.
Essa questão do controle da dor é tão importante que das últimas vezes que minha Docinho fez desgaste dentário, minha vet me deu Tramadol (um remédio controlado!) pra eu dar pra ela. Foi excelente pra controlar a dor.

Agora, passando por essa questão da dor, e pensando que ele está agindo como se algo estivesse preso na boca: Isso pode ser dente grande (o que não deve ser o caso, já que o vet desgastou) ou pode ser que os dentes não estejam alinhados certinho. Imagina uma coisa: alguma vez você já foi no dentista e fez uma restauração no seu dente, e essa restauração ficou meio "alta"? Se o dentista deixa assim, dói e incomoda bastante... precisa ajustar certinho. Com os porquinhos, também leva um certo tempo pros dentinhos se ajustarem e encaixar certo - a diferença é que no caso deles o dente vai gastando sozinho com o atrito. Se o vet desgastou os dentes, não é pra estarem grandes de novo nesse tempo: os dentes incisivos crescem rápido, mas os molares levam 3x mais tempo (se não me engano é isso).

Você tem acesso fácil a esse vet que desgastou os dentinhos? Se sim, imprima essa matéria e mostre para ele:
"Alongamento Dental e Má Oclusão em Porquinho da Índia: Relato de Caso"
Ou senão peça pra ele acessar meu site e ver lá o artigo. Converse com ele e pergunte se ele gastou os dentinhos até a linha da gengiva, e se seguiu +/- como está no artigo.

A dúvida que eu fiquei foi: que remédios seu porquinho tomou / está tomando?
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Convidad em Qui 20 Set - 18:41

E se possível peça a ele a radiografia tirada após o desgaste...

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por linee1505 em Qui 20 Set - 18:52

Oi Panqueca!

Esse veterinario, mesmo nao sendo especialista, me ajuda muito, estou indo lá a quase 1 mês todos os dias.
Essa matéria que vc me mandou eu mostrei pra ele antes dele fazer o desgaste.
Após o desgaste ele me disse que fez exatamente o que estava escrito nessa reportagem.
Acho que o problema maior do meu pig esta sendo a dor mesmo.
Nos 3 primeiros dias ele tomou 1 gota de dipirona, 1 vez ao dia.
Do 4 ao 6 dia ele tomou ibuprofeno 50 mg, 2 gotas de 6 em 6 horas.
Ai que ele começou a ficar ruim.
Como coloquei no post anterior, hoje ele tomou uma injetavel de enrofloxacino, e uma outra, de remedio p dor e colica, cujo nome eu esqueci de anotar.
Ele tomou eram aproximadamente 16:00 hs, e agora enquanto escrevo isto ele esta conseguindo comer chicoria, cenoura e até mesmo feno!
Percebo que ele ja consegue cortar a folha com os dentes incisivos, e parou de agir como se tivesse algo preso na boca. Pelo que observo ele sente dor nos molares ainda.
Ele esta pesando 850 gramas.
Gostaria sim q vc me falasse a concentraçao do meloxican e ate mesmo do tramadol, pois se eu ver que a dor esta muito forte eu dui para ele.
O veterinario me pediu para repetir essas injeçoes por uns 3 ou 4 dias p ver se ele melhora.
Você acha necessario ou é melhor eu tentar dar um desses remedios que vc me falou?

linee1505

Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Convidad em Qui 20 Set - 18:52

Sinceramente, eu acho que foi feito desgaste excessivo, a ponto de ferir as gengivas ou foi deixadas pontas, que esta causando dor...è por isso que eu digo que é importante ver se ele tem halito de sangue, ou colocar um chumaço de algodão na boca dele e retirar em seguida, pra ver se sai com manchas de sangue.....Só uma teoria...pq acho estranho ele não reagir...dor num é brincadeira não....tadinho...
:(

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por linee1505 em Qui 20 Set - 18:57

oi errinha!
Halito com cheiro de sangue ele nao tem, vou tentar a tecnica do algodao depois.
Acho que os medicamentos que eu estava dando nao estavam fazendo muito efeito, pois agora, depois da injeçao, ele ja esta comendo, e bastante!
Acho que só preciso de um remedio mais forte para a dor...

linee1505

Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Convidad em Qui 20 Set - 19:07

Após o uso do Enrofloxacino, deu probiótico para o porquinho? Esse medicamento é forte, meche demais com a barriguinha dele...

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Convidad em Qui 20 Set - 19:12

O Iburprofeno é um anti inflamatório não esteroides, com leve efeito analgesico, só cuidado ao administrá-los, pois se tiver diarreias, espasmos ou calafrios após o uso, deve-se suspender-lo.

Se o pig estiver com baixa ingestão de líquidos não é bom admistrar o medicamento também...

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Panqueca em Qui 20 Set - 19:14

Na verdade, quando desgasta sempre machuca um pouquinho a gengiva, é tudo muito delicado, por isso a boquinha dói. Outro motivo pra dor é que o porquinho fica com os músculos doloridos (imagina que ele ficou um tempo com os dentes grandes, e ficou um tempo com a boca escancarada pro vet desgastar, dói mesmo!).

Me parece mesmo um caso de dor. Alguns porquinhos se recuperam mais rápido, mas minha vet disse que em média os porquinhos que ela trata levam 1 semana pra voltarem a comer! Então, não se apavore! ;)

Se em 2 semanas não estiver comendo legal, aí é hora de o vet olhar de novo lá dentro da boquinha. Antes disso, é questão de ver a dor mesmo, e ir complementando com papinha (mesmo ele comendo, dá papinha pelo menos 1 ou 2x no dia). Pode colocar a papinha num pires, se ele comer sozinho, melhor! Mas se não, pega e dá na seringuinha pra ajudar a manter o peso.

Sobre o Meloxicam:
A dose para porquinhos da índia é 0,2mg por quilo, 1x por dia só. Dê junto com alimento.
Compre na farmácia Meloxicam 7,5mg (não compre dose maior que fica difícil) e compre uma seringa de 1ml sem agulha (seringa de insulina).
Pegue 1 comprimido, divida ele no meio.
Pegue essa metade de comprimido, abra um guardanapo de papel em 2, coloque o comprimido no meio, cubra com o papel de novo, e com um pilãozinho (ou cabo de colher, algo assim), amasse bem e com cuidado até virar um pózinho.
Pegue esse pózinho, coloque com cuidado numa colher.
Pegue a seringa de 1ml sem agulha, pegue 1ml de água filtrada. Coloque esse 1ml na colher que está com o pózinho de meloxicam e misture.
Dessa mistura toda, você vai usar só 0,04ml! São apenas 4 tracinhos dessa seringa de insulina (se tiver alguma dúvida de como pegar essa quantidade, me fale).

O tramal você vai precisar ver se o seu vet te dá. É Tramadol 100mg/ml. Minha vet pegou do frasquinho dela, colocou meio ml pra mim numa seringa e me deu. A dose é 1 gotinha uma vez por dia.

O tramal pode usar junto com o meloxicam (por exemplo, dá um de dia e o outro de noite). Mas o meloxicam NÃO pode dar junto com dipirona e não aconselho a dar com ibuprofeno.
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Convidad em Qui 20 Set - 19:39

Panqueca tá certa, meloxicam NÃO pode dar junto com iburprofeno...Se vc for dar meloxicam, suspenda o iburprofeno tb!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Cavia em Qui 20 Set - 19:58

Linee,

O ibuprofeno é considerado um medicamento seguro para porquinhos-da-índia, e consta da relação do Guinea Lynx. Segundo o veterinário dos meus porquinhos, é desaconselhável permanecer com um mesmo analgésico por mais de três dias. Esse é um protocolo. Assim como o veterinário não recomenda dipirona para porquinhos, nem AAS, principalmente após cirurgias.

Todavia, como ocorre com as pessoas, alguns porquinhos tem sensibilidade para alguns medicamentos. Apesar disso, não estou convencida de que o ibuprofeno foi o vilão da piora de seu porquinho, mas sim, foi uma conjunção de fatores.

Como bem disse a Panqueca, não faça uso do meloxicam conjuntamente a dipirona, AAS, ibuprofeno, carprofeno, banamina. Há risco de interação medicamentosa e de agudização de problemas gástricos. Não sou fã de agulhas em porquinhos. Isso os estressam demasiado, e o estresse se manifesta no apetite e na imunidade do bichinho. Portanto, se ele pudesse tomar injeções pelo menor tempo possível, e a medicação consorciada via oral, com protetor gástrico, seria, segundo meu entendimento, o ideal.

Para constar e conhecermos:

Analgésicos seguros:
http://www.guinealynx.info/analgesics.html

Problemas dentários:
http://www.guinealynx.info/teeth.html
avatar
Cavia

Mensagens : 660
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 49
Localização : São Paulo

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por linee1505 em Qui 20 Set - 20:16

Estou dando probiotico para ele.
Nao estou mais usando a dipirona nem o Ibuprofeno.
Entao seria melhor suspender as injeçoes e entrar com o meloxican, correto?

Ele me parece super bem, melhorou muito!
Esta comendo bastante feno, mas mesmo assim vou reforçar a alimentaçao com papinha de raçao.

Obrigada pelas dicas e pela atençao de vcs! Estao me ajudando muito!

linee1505

Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Cavia em Qui 20 Set - 20:46

Se as injeções forem de antibióticos não é aconselhável parar o tratamento. Se você interrompe o tratamento, as bactérias que você combatia ficarão mais resistentes!

É preciso saber qual a medicação precisa que o veterinário está aplicando no Bugsy. O motivo disso é simples: se ele estiver, junto com o antibiótico (enrofloxacino = Baytril) algum esteróide, se você der ao porquinho o meloxicam, o ibuprofeno, AAS, etc, pode haver falência hepática; percebe a gravidade?

Se estiver absolutamente certa de que o veterinário não aplicou nada mais que o Enrofloxacino no Bugsy, pode dar o meloxicam para ele.

Se o veterinário tiver aplicado algum anti-inflamatório potente, esteróide, DEVE-SE aguardar pelo menos 12 horas antes de dar o meloxicam. Certo?

Resumindo:

1. continue dando o probiótico, 1h30 antes ou depois do antibiótico;

2. suspenda o ibuprofeno e a dipirona;

3. antes de dar meloxicam, pergunte ao veterinário se ele deu alguma outra droga junto com o enrofloxacino;

4. se ele deu algum outro anti-inflamatório, esperar 12 horas até iniciar o tratamento com o meloxicam.

5. feno a vontade, papinha e hidratação.

Estamos torcendo muito pelo Bugsy! Cada vitória de Bugsy, é nossa também! Fique em paz, minha querida!
avatar
Cavia

Mensagens : 660
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 49
Localização : São Paulo

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Sex 21 Set - 19:42

Linee,

Como esta o Bugsy? Esta comendo? E as fezes?
avatar
Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1486
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 19
Localização : Paralelo 21 S

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por linee1505 em Sab 22 Set - 19:03

Oi!
O Bugsy esta bem!
Sexta notei que ele ainda estava com dor, e dei as injeçoes, mas hj (sabado) ele esta sem nenhuma medicaçao, esta comendo bastantinho e as fezes estao normais!
Ele esta bem mais ativo, e voltou a gritar pedindo comida!

Estou muito feliz de ve-lo assim novamente!
Very Happy

linee1505

Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Convidad em Sab 22 Set - 19:35

Que notícia boa!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Cavia em Sab 22 Set - 19:58

linee1505 escreveu:Oi!
O Bugsy esta bem!
Sexta notei que ele ainda estava com dor, e dei as injeçoes, mas hj (sabado) ele esta sem nenhuma medicaçao, esta comendo bastantinho e as fezes estao normais!
Ele esta bem mais ativo, e voltou a gritar pedindo comida!

Estou muito feliz de ve-lo assim novamente!

Que notícia maravilhosa! Que felicidade, Aline! Mantenha-o sob observação. Só após uma semana estável nos tranquilizaremos quanto a recuperação dele! Mas saber que já come, que as fezes estão normais, já é um bom sinal!
avatar
Cavia

Mensagens : 660
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 49
Localização : São Paulo

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Cuycuyti & Cuys S A em Dom 23 Set - 10:22



massa! que bom! ficamos muito animados, mas como titia disse, tem de ficar de olho nele por mais uma semana, com probiotico, papa, etc...

ninguem gosta de levar picada, ne? tanto remedio acaba estressando o bicho! e posta foto dele, Aline, poe a fotucha do Bugsy pra gente babar!

avatar
Cuycuyti & Cuys S A
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1486
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 19
Localização : Paralelo 21 S

http://www.porquinhocaviaporcellus.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica do Bugsy

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum