Últimos assuntos
» Infecção urinária no porquinho da india
por Almeidana Qui 21 Set - 22:16

» BEBEDOURO DO PORQUINHO
por ultragame Seg 18 Set - 20:41

» Infecção no canto da boca
por Merry Go Dom 17 Set - 18:19

» Coisas para porquinho no estado do Pará
por koopa60 Sab 16 Set - 9:44

» Ficha médica: Batata
por Cele Qui 14 Set - 13:55

» Ficha Médica: Harley
por Bianca Farisco Turra Ter 12 Set - 2:26

» Ficha Medica do Madruguinha
por madruguinha Seg 11 Set - 13:23

» Presença de sangue na urina
por vickcami Dom 10 Set - 14:55

» Feno Tifton Tipo A - RJ
por Byatriz Barboza Sex 8 Set - 20:45

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6300 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de lucianoleblon

Os nossos membros postaram um total de 38601 mensagens em 2048 assuntos

Ficha médica - Ponyo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Qui 7 Jun - 16:21

Olá, tenho uma porquinha chamada Ponyo, com 1 ano e 6 meses de idade. Ela sempre foi muito curiosa e ativa, sentia cheiro de pimentão e capim de longe e devorava quando colocava na frente dela. Ela convive com um outro porquinho, o Frodo, que é macho, mas não rolou romance entre eles. Ele é um mês mais novo que ela. Nunca tiveram problemas de convivência, mas muitas vezes disputavam por comida (mesmo tendo o suficiente para os dois). Apesar disso, os dois se alimentavam bem. Ele pesa 1kg e pouco e ela pesava pouco menos de 1 kg. A alimentação deles consiste em ração, legumes, frutas e capim fresco. Sempre comeram muito bem.

Há umas três semanas, tenho percebido que ela mal toca na comida. Uma semana atrás ela até se aproximava da comida, mas não mordia, parecia lamber ou tirar lasquinhas bem pequenas, enquanto o outro porquinho arrancava os pedaços e comia vorazmente. Sei que não é caso de disputa de comida, pois mesmo isoladamente, ela se alimentava bem pouquinho. Percebi perda de peso e levei ao veterinário, no último domingo. Também percebi mudança no comportamento dela. Antes, quando a levava para passear, ela era curiosa e passeava por todo o cômodo, e agora ela só fica quieta num canto.

Outra mudança de comportamento é que antes ela não deixava que mexessem na barriguinha dela, tascava logo o dentão. Embora ela adore um carinho na cabeça. E agora se a gnt faz carinho na barriga, ela não faz nada.

No veterinário, ao realizar a pesagem, ela estava com 500 gramas. O veterinário (especializado em animais silvestres) examinou a boquinha, para ver se tinha algum problema na dentição ou na boca mesmo, pois nossa suspeita era que ela sentia fome, mas estava com dificuldade na mastigação. Mas estava tudo normal. Não há queda de pêlos também. Ele então passou um vermífugo para ser aplicado duas vezes em 21 dias (petzy) e um polivitamínico (hemocare) para aplicar todos os dias, durante 20 dias.

Tentei molhar um pouquinho a ração para ver se ela comia, mas não adiantou. Agora ela nem se aproxima quando coloco legumes ou frutas. Já começamos a administrar o polivitamínico e já demos a primeira dose do vermífugo.

Tentei procurar alguma coisa semelhante aqui no fórum e não encontrei, peço desculpas se eu tiver burlado alguma regra. Estou muito preocupada com a minha porquinha, é a primeira vez que crio porquinhos, li o manual e tudo enquanto pude encontrar na internet para cuidar direitinho deles ainda nas primeiras semanas delse aqui em casa, e estou preocupada se deixei passar alguma coisa.

Agradeço pela atenção e ajuda desde já!

Jessica V Costa
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca em Qui 7 Jun - 16:33

Oi Jessica! Eu estava lendo a bula do Petzy, é específico para cães, eu não sei se seria o caso de usar com porquinhos da índia, que tem a dieta bem diferente... então não sei se eles tem os mesmos parasitas em intestino. Com porquinhos da índia normalmente usa-se febendazol ou flagyl como vermífugo. O polivitamínico, mal não acho que vá fazer, mas também não sei se ajuda. Não achei a bula, tem vitamina C?

O vet chegou a fazer algum exame? Raio-x?

Porque problema dentário só se exclui com raio-x, não tem como avaliar só com exame físico. E seria interessante um raio-x pra ver pulmão também.

Vai observando, mas enquanto isso, vai pesando ela e dando papinha:

http://www.porquinhosdaindia.info/guia-de-saude/alimentando%20seu%20porquinho%20%c3%a0%20m%c3%a3o/

(só a título de curiosidade, certeza que você tem um casal? estão juntos há quanto tempo? não é usual um casal junto sem crias)
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por O-ren em Qui 7 Jun - 16:34

já que ele não come, você deve alimenta-lo com papinha a cada 4 horas, tutorial:



se não perceber melhoras retorne ao veterinário, pese-o diariamente
avatar
O-ren
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2195
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 19
Localização : lauro de freitas, BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Qui 7 Jun - 17:46

Oi Panqueca e O-ren,
agradeço muito pela ajuda e prontidão de vocês!

Também achei estranho o medicamento, pois assim que comprei vi que era destinado apenas para cães, apesar da dose administrada ter sido bem pouquinha. O polivitamínico tem: ácido fólico, ferro quelato, maltodextrina, extrato de semente de uva, vitamina C e Molibdênio.

O veterinário não fez nenhum exame complementar não, mas tem retorno na segunda e falarei sobre isso.

Vou tentar a papinha agora, eu até emudecia a ração, mas ela não se interessou muito. O vídeo foi muito elucidativo!! Postarei a evolução do caso!

Bendito Fórum!!!
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Qui 7 Jun - 17:48

AH..Esqueci de responder! Acreditamos que o outro seja macho, fizemos a comparação dos genitais e ele é bem maior e mais pesado que a Ponyo, mesmo sendo um mês mais novo.
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Sex 8 Jun - 9:15

Oi Pessoal!!

Tentei fazer a papinha para dar para ela ontem à noite, e coloquei na seringa. Tinha que colocar um pouco na boca dela, meio que à força já que ela virava a cara quando eu me aproximava com qualquer comida. O pouco que consegui colocar na boca dela, ela mastigou e engoliu. Mas foi muito pouco. Achei melhor levá-la novamente ao veterinário hoje pela manhã. Pois quando eu levava qualquer comidinha, ela se afastava, e eu não a vi bebendo água também.

Na pesagem, ela tá com 400 gramas (=~~), emagreceu mais. E quando o médico foi pegá-la, ela soltou um ruído bem rouco. Ela ficou na clínica para ser hidratada, irei pegá-la meio-dia. O médico também vai fazer radiografia.

Não consigo expressar aqui a dor e o medo que estou sentindo!!

O médico disse que também irá aplicar antibiótico (nesse momento eu até fui mal educada e questionei ele, pois se ela tá fraquinha e não se sabe o que ela tem, como pode administrar algo desse tipo para ela?) e um complexo de vitaminas.

Não se tem nenhuma suspeita para essa falta de apetite!!! =((((
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Izy Ushi em Sex 8 Jun - 9:26

Posta a foto dos genitais aqui para ver o sexo, quanto a peso maior, isso não ajuda na diferenciação no sexo.. E se for casal, será que separar, o motivo é que gestação dos pigs é diferente da gestação de outros roedores, a cada gestação a fêmea e filhotes tem risco de 20% de morte, além disso, casal = mais e mais pigs, e com mais um monte de pigs, como vsi fazer pra cuidar deles? E se cruzar irmãos com irmãs/pais com os filhos os filhotes podem nascer com problemas genéticos, e mais pigs = mais trabalho, mais gastos, mais espaço, etc.

Quanto a sua pig, ja te recomendaram oque pode ser feito.. Além das indicações que disseram, eu pesaria ela TODO dia para acompanhar a melhora..

Boa sorte, tomara que tudo dê certo. :/
avatar
Izy Ushi
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1635
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 23
Localização : São Bernardo do Campo - Sao Paulo

http://www.manualanimal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Convidad em Sex 8 Jun - 10:05

Ponyo como já disseram separe-os até ter certeza do sexo!!
Vc fornece feno de capim para o desgaste dos dentes? Se não, pessa sim um raio-x de crânio para o vet avaliar os dentinhos, porquinho deixar de comer não é normal. E vc suplementa a vitamina C todos os dias? Se não, comece a dar, ácido ascórbico 200mg, compra em farmácias mesmo, em gotas. Começe com 5 gotas por uma semana, depois dê as 2 gotinhas normais...

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Sex 8 Jun - 14:17

=(

Ponyo faleceu!

Fui pegá-la no veterinário e ela estava bem quietinha, o vet tinha aplicado soro, antibiótico e vitaminas. Fez raio-X do pescoço para baixo e não viu nada de anormal, só que identificou gases, e por isso administrou tb luftal (n sabia que podia ser dado para animal tb).

No caminho para casa, ela começou a ter uns espasmos, como se estivesse sentindo dor. Foi só o tempo de chegar em casa, verifiquei q ela estava tendo dificuldade para respirar e se contorcendo de dor. Foi muito sofrido!! E ter visto ela sofrer desse jeito antes dela morrer, me doeu e dói bastante. Não deu tempo nem de ligar para o veterinário.

Pior é não saber a causa disso! Não saber pq ela simplesmente deixou de comer, o vet n tinha nenhuma suspeita.

Estou arrasada!!! Ver ela sentindo dores e sofrendo, sem eu poder fazer nada, me doeu na alma!

Agradeço a atenção e disposição de todos!!!

Não sei se a morte dela foi apressada pela visita ao veterinário, não deixo de sentir culpa em ter levado ela. Não conheço profissionais especializados e na clínica que eu fui, disseram que ele era especializado. Mas achei que ele sabia pouco de porquinho da índia. Mas culpar não vai adiantar nada agora! Não vai diminuir a dor!

Gostaria apenas que me tirassem uma dúvida! Será que o outro porquinho vai sentir a falta dela? Isso pode mexer com ele de alguma forma? Fico preocupada!
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Izy Ushi em Sex 8 Jun - 14:33

Pega outro porquinho pra fazer companhia, mas tem que ser do mesmo Sexo! Posta a foto do genital pra gente sexar :/
meus pesames pela porquinha :/
avatar
Izy Ushi
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 1635
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 23
Localização : São Bernardo do Campo - Sao Paulo

http://www.manualanimal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca em Sex 8 Jun - 15:00

Sinto muito! :(

Sim, o outro porquinho pode ficar bem triste pela perda da companhia, porquinhos da índia são animais muito sociáveis. Limpe toda a casinha deles, e troque as coisas de lugar, Bota o bebedouro em outro canto, o comedouro, etc. Assim ele se foca nas mudanças todas, e não só na falta da companhia...
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Nathan (kumako) em Sex 8 Jun - 16:49

Por curiosidade, voce sabe qual antibiotico ele deu para ela?
avatar
Nathan (kumako)

Mensagens : 718
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 30
Localização : Campinas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por carol88 em Sex 8 Jun - 16:53

Ponyo estava lendo agora as postagens... sinto muito. torço para que você superre essa dor. Bjsssss
avatar
carol88
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2000
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 29
Localização : Uruguaiana RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Sex 8 Jun - 18:07

Oi Nathan, não sei!
Mas quando eu for pagar as despesas na clínica veterinária irei perguntar e postarei aqui.
Alguém sabe dizer se pode dar luftal para porquinho?
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Bianca Borges em Sex 8 Jun - 19:11

Ponyo,Luftal pode ser usado em porquinhos sim,é para aumentar o apetite,se não muito me engano.
avatar
Bianca Borges
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2220
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 17
Localização : Praia Grande-São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Nathan (kumako) em Sex 8 Jun - 20:46

Luftal é pápum, ou em outras palavras, é para gases...
avatar
Nathan (kumako)

Mensagens : 718
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 30
Localização : Campinas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca em Sex 8 Jun - 23:28

Pápum foi ótimo...rs

É pra gases mesmo, pode usar sem problemas. Umas 2 gotinhas, 2 ou 3x por dia, enquanto tiver sintoma.
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Sab 9 Jun - 16:33

Esse é o Frodo! E as partes íntimas do Frodo:

E aí? Tenho que registrar outro nome no cartório?

Beijos e obrigada pela ajuda!

PS: A imagem deu problema aqui, vocês conseguem visualizar?
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Bianca Borges em Sab 9 Jun - 16:35

Aqui as fotos não apareceram.
avatar
Bianca Borges
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2220
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 17
Localização : Praia Grande-São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Sab 9 Jun - 16:40





Essa é a parte íntima do Frodo!

E esse é ele (ou ela?):



avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Ponyo em Sab 9 Jun - 16:46

Deu certo agora?
avatar
Ponyo

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Bianca Borges em Sab 9 Jun - 16:52

A foto apareceu sim,mas não consigo palpitar muito bem com uma só imagem..poderia postar mais uma ou duas?
avatar
Bianca Borges
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2220
Data de inscrição : 12/07/2011
Idade : 17
Localização : Praia Grande-São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca em Sab 9 Jun - 17:04

A foto tá bem ruim... parece menina. Precisa de outra foto melhor pra confirmar.
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Panqueca em Sab 9 Jun - 17:06

Fui ler no começo do tópico que ela é um mês mais nova que a Ponyo... então 1 ano e 5 meses. Nessa idade, se fosse macho ia ser bem evidente. É fêmea mesmo... tenta outra foto só pra garantir.
avatar
Panqueca
Admin

Mensagens : 3976
Data de inscrição : 10/07/2010
Localização : São Paulo - Brasil

http://www.porquinhosdaindia.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Harrison em Sab 9 Jun - 17:08

Pra mim é fêmea, mas mesmo assim poste outra foto pra confirmar.
avatar
Harrison
Membro veterano
Membro veterano

Mensagens : 2875
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 19
Localização : São Luís-Ma

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ficha médica - Ponyo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum