Últimos assuntos
» Infecção urinária no porquinho da india
por Almeidana Qui 21 Set - 22:16

» BEBEDOURO DO PORQUINHO
por ultragame Seg 18 Set - 20:41

» Infecção no canto da boca
por Merry Go Dom 17 Set - 18:19

» Coisas para porquinho no estado do Pará
por koopa60 Sab 16 Set - 9:44

» Ficha médica: Batata
por Cele Qui 14 Set - 13:55

» Ficha Médica: Harley
por Bianca Farisco Turra Ter 12 Set - 2:26

» Ficha Medica do Madruguinha
por madruguinha Seg 11 Set - 13:23

» Presença de sangue na urina
por vickcami Dom 10 Set - 14:55

» Feno Tifton Tipo A - RJ
por Byatriz Barboza Sex 8 Set - 20:45

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6300 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de lucianoleblon

Os nossos membros postaram um total de 38601 mensagens em 2048 assuntos

Ficha Médica - Pongo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha Médica - Pongo

Mensagem por stephenkall em Sex 11 Maio - 22:35

Nome: Pongo
Peso: Cerca de 1,1kg
Nascimento: Julho/2011
Raça: Pelo curto tricolor
Cor: Marrom escuro, marrom claro e branco
Fotos:
Spoiler:

Edit: Desculpem, minha internet está um pouco lenta, as fotos devem aparecer em poucos minutos!

Última edição por stephenkall em Sex 11 Maio - 22:37, editado 1 vez(es)
stephenkall

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Re: Ficha Médica - Pongo

Mensagem por Convidado em Sex 11 Maio - 22:37

As fotos não estão aparecendo.

Convidado
Convidado

Mensagem por Panqueca em Sex 11 Maio - 22:38

Nem colando o URL das fotos direto no navegador está aparecendo... dá erro.
Panqueca
Admin

http://www.porquinhosdaindia.info

Mensagem por stephenkall em Sex 11 Maio - 23:06

Opa, desculpa, gente! O upload ainda não tinha terminado quando postei aqui! Agora as fotos devem aparecer normalmente!
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Qui 20 Nov - 8:30

Bom dia, pessoal!

Não sei se vocês conseguem me ajudar. O Pongo sempre foi um bicho bastante resistente e bastante ativo, correndo bastante e gritando mais ainda! Mas ultimamente ele está um pouco estranho.

Na semana passada, notei que ele estava ficando muito quieto, não saía mais da toca, não comia direito. Percebi que as fezes estavam ficando menores e ressecadas. Levei pra veterinária que fez 3 injeções de metoclopramida e me instruiu a dar 5 gotas de simeticona 3 vezes ao dia por 5 dias.

Pois bem, ele melhorou bastante, as fezes voltaram ao normal e ele voltou a ficar bastante ativo nestes dias. A última injeção dele foi na quarta passada e a última dose de simeticona foi sexta. Contudo, ontem percebi que o problema estava voltando. Fica quieto, não tem mais fezes espalhadas e nem na toca dele. Ontem ele me pediu comida quando abri a geladeira, mas ele não quis nada que eu dei - pepino, cenoura, couve, almeirão ou pedacinho de maçã. Aí ele foi pra ração, cheirou bastante, comeu um ou dois grãozinhos, bebeu água e voltou pra toca.

Eu falei com a veterinária hoje novamente e ela disse pra eu levá-lo lá hoje e amanhã que ela fará mais duas injeções, mas sei lá, será que alguém já passou por isso e sabe o que pode ser e o que posso fazer?

Obrigado!
stephenkall

Mensagem por Pingo e cia em Qui 20 Nov - 14:01

Oi...
Será q seria necessário mesmo essas injeções??
Seria bom fazer um exame antes, como uma ultrassonografia.
Meu Pingo começou a ficar assim, sem evacuar...sem comer...levei numa veterinária q deu um atintibiotico, cortou os dentes...ele piorou, fui em outra q deu soro, 2 injeções e ele faleceu no dia seguinte. Depois, ao conhecer a atual veterinária dos meus pigs, comentei o caso do pingo e ela me disse q aparentemente era só ter dado um laxante, mas teria q ter feito um exame antes para ter certeza.
Hj perdi a mãezinha dele, a Peteca...estou arrasada....
Eu imagino a sua preocupação e o q a gente mais quer eh q voltem a ficar bem o qt antes.
Boa sorte..
Pingo e cia

Mensagem por stephenkall em Qui 20 Nov - 14:23

Poxa, sinto muito pelo Pingo e pela Peteca... Perdi meu Abu há um ano numa situação semelhante à do Pingo e fiquei muito mal... Meu único consolo é que ele deixou de sofrer e foi pra um lugar melhor! Deve estar conhecendo a Peteca agora! =)

Quanto ao exame, a injeção é de "Plasil®", que tem justamente efeito laxativo no porquinho. Os dentes estão normais graças a Deus (o Abu se foi por uma complicação de ponta dentária), então estamos tratando conservadoramente com Plasil pra aumentar a motilidade intestinal e com Luftal pra evitar que ele tenha cólicas por gases. A vet até reduziu a dose de injeções e me indicou dar óleo mineral pra ele pra evitar que o intestino se prenda de novo... Mas não sei se isso é comum e o que deve ser feito...

Força aí, viu? Vou visitar o Abu e pedir pra ele cuidar da Peteca e do Pingo! =)
stephenkall

Mensagem por Pingo e cia em Qui 20 Nov - 17:49

Nossa, eh uma dor terrível né...fica um buraco no coração q não cabe no peito...
Não consigo parar de chorar qd lembro dela, ela se foi por complicações no dentinho tb. Ela já estava comigo a 3 anos e 7 meses, já veio pra nossa casa adulta. Não sei exatamente a idade q tinha, mas acredito q o dentinho tenha quebrado por causa da velhice.
Os outros 3 cresceram exageradamente, ela foi parando de comer...fez os desgastes nos dentes...mas não melhorou e se foi nessa madrugada..
Separei o Pingo depois de mamar, hj vai voltar a ficar com a mãezinha dele.
Pior agora, eh suportar a solidão da Pantufa, a filhinha q ficou até hj com a Peteca. Q Deus me de forças para cuidar dela e do irmaozinho Pudim.
Desculpa o desabafo, meu coração ainda sangra.....

Qt ao seu porquinho, vi q vc está a par da medicação. Percebi q vc confia na veterinária, eu vou ficar aqui torcendo para ele melhorar o qt antes!!!
Ele come feno?!!
Pingo e cia

Mensagem por Pingo e cia em Qui 20 Nov - 17:51

Pongo tem praticamente a mesma idade dos meus bebês...eles nasceram em junho/11
Pingo e cia

Mensagem por stephenkall em Qui 20 Nov - 20:55

=) Os porquinhos com certeza vão sentir falta da Peteca, e sua missão agora é tentar alegrá-los com muitas folhas de couve, almeirão, pepinos, cenouras e tudo o que tiverem direito! Afinal de contas, eles merecem! =) E é o melhor jeito de homenagear a Peteca, cuidando dos filhinhos dela da melhor forma possível - que tenho certeza que você já faz!!

Quanto ao Pongo, ele ainda está meio esquisito, mas depois da medicação de hoje melhorou 200%. Já está pedindo comida, andando bastante e trepando no cercadinho como de costume.

Quanto ao feno, ele não é de comer muito não, prefere mesmo é deitar em cima! Tirei uma foto pra mostrar o sossego da criatura:
Spoiler:

Mas na verdade, só estou com medo de acontecer como na semana passada e assim que acabar o tratamento, ele parar de comer de novo! =/
stephenkall

Mensagem por Pingo e cia em Sex 21 Nov - 18:11

Q bom q ele q melhorou!!! Tenha fé q não vai acontecer não...agora ele está bem e assim vai ficar!!
Muito fofo ele deitado no feno....rsrs
Eu perguntei, pq dizem q o feno ajuda na digestão né...consequentemente, melhoraria as fezes.
Adorei esses brinquedos como toca, acho q vou fazer para mudar um pouco o cercado da Pantufa.
Estou muito preocupada com ela, desde ontem q perdemos a Peteca, ela está tão assustada...corre até de mim, não quer sair da caminha...nem pra comer!!! Tenho q levar tudo na caminha, dai come feito uma esfomeada....será q ela se assustou qd a Peteca se foi?!
Isso me entristece muito mais, pq se foi isso...a Peteca deve ter sofrido na hora da passagem né...
Sei q ela sente a falta, afinal estava com a mãe desde q nasceu...coitadinha... Mas estou estranhando esse medo todo, chega a tremer de tão assustada...
Pingo e cia

Mensagem por stephenkall em Sab 22 Nov - 21:23

Boa noite, pessoal!

O Pongo mudou os sintomas um pouco. Ele anda gritando e pedindo comida quando vê a gente na cozinha, então acho que está com apetite. Contudo, quando ofereço pepino ou cenoura, ele ameaça pegar mas parece que não tem força ou que não tem pegada pra segurar. Dá impressão que ele tenta comer mas algo não deixa - como algum problema na boca, por exemplo. Notei que os dentes da frente dele estão meio escurinhos, não eram assim. Além disso, por alguma razão que eu desconheço, o pescoço dele está ficando constantemente molhado, mas não identifiquei o que é pelo cheiro (não tem nenhum cheiro estranho).

Estou dando papinha de cenoura + abóbora + ração, mas ele se recusa a comer muito e força até a boca fechada. Não consigo dar a dose diária recomendada de mais ou menos 60ml, ele está comendo menos que isso.

Aparentemente está bebendo água normalmente no potinho (já vi ele algumas vezes lá), mas mesmo assim ando forçando um pouco de água.

A vet havia aplicado 3 doses de Plasil semana passada e mais 2 quinta e sexta. Na semana passada receitou 5 gotas de luftal 8/8. Depois do retorno na sexta e de algumas ligações que trocamos até a madrugada de ontem, a vet receitou o seguinte:

- 0,4ml de óleo mineral 8/8
- 5 gotas de luftal 8/8
- 5 gotas de vitamina C por dia
- 0,3ml de Giardicid (Metronidazol 50 mg / Sulfadimetoxina 50 mg) 12/12
- 5 gotas de Predsim (prednisolona) 8/8

O que vocês acham? Será que entupir o Pongo com esse monte de remédio não vai fazer ele piorar em vez de melhorar?

Por favor, não sei o que fazer! =(

Obrigado!
stephenkall

Mensagem por Pingo e cia em Ter 25 Nov - 16:20

Não seria melhor vc ouvir uma segunda opinião?! De outro veterinário?!
Seria melhor se pudesse fazer um exame para ver seria só o probleminha com o intestino mesmo...
Pingo e cia

Mensagem por camilaandrade em Qua 26 Nov - 12:39

A veterinária realizou algum exame?

Me parece que seu pig tem fome mais não consegue comer, isso pode ser por conta dos dentes, somente um exame de raio-x pode detectar algum problema dentário mais precisamente. Somente abrir a boquinha e olhar não é suficiente na hora do diagnostico.

Os problemas e complicações intestinais tmb podem ser diagnosticado através de um raio-x, mas tenho um palpite (mas é apenas um palpite).
Qndo o pig deixa de comer logo as fezes somem e qndo ele voltar a comer pode haver desconforto cmo os gases por exemplo, por isso os medicamentos podem ter ajudado temporariamente, oq significa pra mim q talvez o problema nao seja só o intestinos e gazes.

Solicite ao veterinário um diagnostico mais preciso com a realização de exames, alguns veterinários tem essa mania de só olhar para o animal ver o sintomas e diagnosticar (e as vezes funciona), oq ele fazem é repetir os diagnósticos com base nas suas experiências, mas podem estar errados e só os exames podem dar mais certeza na hora de diagnosticar um animal. Então converse com ela.

Se ver q ele nao se alimenta normalmente, continue com as papinhas e o luftal, vai ser importante para que ele continue forte e nao perca peso.
camilaandrade
Moderador

Mensagem por stephenkall em Qua 26 Nov - 13:06

Boa tarde.

Só para atualizar o status, tenho retorno com a vet dele na sexta e marquei consulta com outro vet no sábado.
Até o momento, só realizou exames visuais mesmo - mas receio que aqui na minha cidade não existam centros de diagnóstico mais especializados para animais, em especial os exóticos. Será difícil arrumar um lugar pra fazer ultrassom / RX.

Uma coisa que notei no pongo (e que não era assim antes) é que os incisivos superiores dele estão um pouquinho escuros na ponta. Não sei se isso pode ser um sinal de problema ou se é só sujeira normal mesmo. A princípio, os tamanhos e a oclusão estão ok.

Não tenho conseguido dar muita comida pra ele porque ele vomita. Tenho conseguido dar, em média, 4 seringas de 10ml de papinha por dia, distribuídas em 5 ou 6 vezes ao dia. A impressão que eu tenho é que ele fica extremamente cheio de papinha mesmo, porque assim que boto ele de volta na casinha, ele deita todo esparramado e assim fica por uns bons minutos.

Tirei vídeos meio escuro, eu sei, mas ele tem medo do flash e não chega perto da câmera com ele ligado) que mostra ele tentando comer.

Notem como ele tenta pegar a comida mas desiste, como se algo o incomodasse:

stephenkall

Mensagem por camilaandrade em Qua 26 Nov - 15:03

O normal é q os dentes sejam brancos, mais insista num raio-x, acho q é o caso de procurar mesmo uma segunda opinião. Pelo visto essa vet não tem bons conhecimentos sobre odontologia de roedores, pq ja era pra ela ter certificado isso ou pelo menos saber q não da pra avaliar somente os dentes da frente. Esse é o caso q só um bom vet podera ajudar a descobrir oq ele tem.

Acho q 4 seringas de 10 ml por dia é uma quantidade razoável/boa, mais continue insistindo para ele conseguir comer o qnto conseguir e se manter fortinho.
camilaandrade
Moderador

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Nov - 5:42

Acho que me expressei mal! A vet olhou os dentes do fundo sim, imagino que procurando por má oclusão. O que não fez foi solicitar RX ou ultrassom.

Por hora, continuo forçando papinha. Ele continua tentando comer por conta, mas pelo vídeo que postei ontem dá pra perceber que o problema é nitidamente algo relativo à abertura da boca ou aos incisivos, já que ele tem "medo" de morder o pepino ou a ração.

Só hoje de manhã comeu uma seringa inteira de 10, isso é raro!
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Seg 1 Dez - 18:12

Boa noite, pessoal!

Passando aqui pra atualizar. O tratamento com o Giardicid e com o Predsim terminou, na sexta-feira e levei o Pongo em outro vet no sábado mesmo. Ele cortou os dentinhos da frente que estavam um pouco grandes já que fazia alguns dias que ele não gastava e isso estava dificultando que ele pegasse comida. Além disso, olhou os dentes do fundo com muito cuidado e disse que estava com a gengiva superior um pouquinho inflamada, por conta de uma pequena má oclusão - mas que ainda não havia formado pontas. Contudo, recomendou que tratássemos já, pra aproveitar que o bichinho tá forte.

Assim sendo, receitou 1 gota de cetoprofeno a cada 24h por 3 dias, e 8 glóbulos de arnica montana dissolvidos em 50ml de água ao longo do dia por 15 dias. Hoje foi o último dia de cetoprofeno e notei que ele está bastante serelepe. Já está comendo ração sozinho, mas ainda não consegue comer coisas mais duras como cenoura. O vet recomendou que eu continue com papinha de abóbora com cenoura e ração.

O vet pediu um RX e eu fiz no sábado mesmo, seguem as imagens:
LLE:

DV:

LLD:

Tenho consulta marcada na odontovet amanhã 12:00. Após a consulta volto aqui pra reportar como foi.

PS: O Pongo adorou a água com arnica. Se for igual homeopatia humana, deve ser docinha. Ele toma sozinho da seringa e ainda pede mais!!
stephenkall

Mensagem por camilaandrade em Ter 2 Dez - 11:50

Que bom q houve uma melhora! E que bom tmb que fez o raio-x é super importante, mais acho estranho o fato do vet ver que há má-oclusão e não tratar juntamente com os incisivos.

A odontovet é uma otima clinica para tratar os dentinhos dos nossos amados, tenho certeza que vao ajudar o pongo e ele vai ficar todinho bom!

Vou pedir para alguem com mais conhecimento olhar as imagens, é sempre bom ter outra opnião.
camilaandrade
Moderador

Mensagem por stephenkall em Ter 2 Dez - 15:00

Boa tarde!

Fui na odonto hoje e ela viu o início de 4 pontinhas que ainda não estão em condições de machucar seriamente a bochecha, mas já marcamos a cirurgia pra quinta. Agora é só esperar que dê tudo certo!! =)
stephenkall

Mensagem por camilaandrade em Ter 2 Dez - 15:38

Q bom, ele vai ficar ótimo, estou torcendo! =D
camilaandrade
Moderador

Mensagem por Pingo e cia em Qua 3 Dez - 6:56

Q notícia maravilhosa!!!!
Estou torcendo pra q de td certo, e q Pongo comece a se alimentar direitinho sem nenhum incomodo!!
Vc irá levar na Odontovet de SP??
Sempre ouvi falar muito bem de lá..
Pingo e cia

Mensagem por stephenkall em Sab 6 Dez - 18:57

Desculpem a demora, pessoal.

Fizemos a cirurgia na quinta-feira e deu tudo certo!! Pongo já acordou comendo feno sozinho - embora tenha ficado com as pernas de trás bem fraquinhas por umas horas, era até engraçadinho ver ele cambaleando e caindo!

Contudo, durante a cirurgia, a anestesista descobriu uma coisa: Ela foi retirar um cocozinho ressecado que havia por fora do saco perineal e descobriu uma enorme ferida por baixo disso. Aparentemente, o Pongo andava se mutilando e se mordeu tanto que o buraco que ele fez permite que se veja o testículo. Dá uma aflição tremenda, portanto não vou postar as fotos do machucado aqui!

No mais, segue a foto de como ele está neste instante:
Spoiler:

O lado bom: O vet suspendeu todas as medicações que ele estava tomando por via oral, exceto a arnica. Assim paramos de agredir o estômago do bichinho!
O lado ruim: Ele tem que ficar com esse abajour na cabeça pra não se morder. Estamos tratando com merthiolate e kollagenase + cloranfenicol uso tópico 2x ao dia até haver a cicatrização completa! 

De ontem pra hoje já notei uma melhora absurda no ferimento, está bem limpo e não há sinais de pus ou secreção! Infelizmente ele ainda não se acostumou com esse negócio na cabeça, então ele não deita pra relaxar enquanto está com isso. Pra compensar, nos horários que estamos com ele e podemos ver ele de perto, estamos tirando o cone e monitorando pra evitar que ele morda. Felizmente ele não tem tentado se morder com tanta frequência, então tá dando pra administrar bem. Infelizmente, durante a semana o bicho vai ter que ficar 18h/dia com o cone pois fica sozinho durante o dia e durante o horário que dormimos - e por conta disso, vou ter que continuar forçando a papinha já que ele tem uma séria dificuldade em comer a ração com o novo chapéu.

@Pingo e cia, acabei não levando na odontovet, levei na Dental Pet aqui da minha cidade, foi muito bem recomendada pelo vet dele e achei que ele iria se estressar demais pra ir pra São Paulo numa viagem de quase 3 horas... =)
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Dom 7 Dez - 10:54

Parece que uma notícia boa nunca vem desacompanhada de uma ruim...

Bem, o Pongo não tava conseguindo dormir direito com esse abajour na cabeça. Coloquei a casinha de viagem no cercado dele e forrei com bastante soft pra ele ter uma caminha macia. Resultado: Ele adorou! Deita e dorme numa boa lá dentro.

Contudo, algo aconteceu durante a noite e eu não sei o que foi, mas ele está mancando bastante. Não sei se bateu, torceu, fraturou ou quebrou a patinha dianteira esquerda, mas não encosta ela no chão de jeito nenhum e não nos deixa encostar nela sem chorar.

Eu não estou conseguindo contato com nenhum dos vets de silvestres aqui da cidade em pleno domingo. Alguém tem alguma idéia? Meu primo é vet de caninos e sugeriu que eu passe Hirudoid Gel 500mg 2x ao dia pra ver se melhora um pouco a dor, mas e se for fratura?

Tsk tsk, que eu faço com essa criança? =/
stephenkall

Mensagem por Pingo e cia em Dom 7 Dez - 18:33

Pongo
Q notícia boa da recuperação da cirurgia, e do ferimento q a veterinária visualizou à tempo de tratar. 
Queria muito q a minha Peteca tivesse tido a mesma recuperação, infelizmente mas não tive a mesma sorte.
Eu perguntei da Odontovet, pq ouvi muito bem de lá. E eu sempre tive a curiosidade de saber qt seria a cirurgia dos dentinhos, raio x, consultas por lá..
Preciso me preparar, já q ainda tenho a Pantufa e o Pudim para cuidar.
Qt a patinha dele, estanho ter se machucado sozinho durante a noite. Ele ficou em algum lugar alto q pudesse cair?! Ou algum lugar q possa ter prendido a patinha??
Será q não foi consequência da anestesia??
Corta o coração ver eles sentindo alguma dor né, espero q ele se recupere totalmente (de tudo) o mais rápido possível.
Pingo e cia

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: