Últimos assuntos
» IVERMECTINA 1% - Perguntas e comentários
por Isabella Prina Ontem à(s) 12:43

» Feno em Belo Horizonte
por leandrogualter Qui 17 Ago - 16:39

» Infecção Urinária?
por Bruna Luana Qui 17 Ago - 5:35

» uso de sulfamicina
por luis fernando beatriz Seg 14 Ago - 17:57

» Ferimento na pele
por Dedexx Dom 13 Ago - 17:42

» Ficha Médica kinho
por Lidiane Vasques Sex 11 Ago - 22:00

» Feridas
por Chris Sex 11 Ago - 11:00

» Preciso de ajuda urgente!!!
por Carla Patrícia de Souza Qua 9 Ago - 15:56

» Porquinho recem nascido com sarna?
por Carolcaldasf Qua 9 Ago - 0:12

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Estatísticas
Temos 6277 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de anasara

Os nossos membros postaram um total de 38575 mensagens em 2035 assuntos

Ficha Médica - Abu

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Ficha Médica - Abu

Mensagem por Convidad em Ter 22 Jan - 21:18

A vitamina C deve ser suplementada, não confie apenas na alimentação pois não sabemos a quantidade EXATA ingerida de vitamina através dos alimentos por dia, por isso a necessidade de suplementá-la diretamente na boquinha, 20mg = 2 gotinhas.
Fora o que a vet sentiu, aparentemente as patinhas estão saudáveis? Sem esporões, feridas, cascas?

Convidad
Convidado

Mensagem por stephenkall em Ter 22 Jan - 21:29

Ah, já tive algumas discussões aqui no forum sobre a questão da vitamina C! Hehehe, sou meio ortodoxo neste ponto, mas asseguro que quanto a isso eles estão saudáveis!

Aparentemente as patas estão normais, mas não sou expert em dermatologia de porquinhos! Vou tentar tirar uma foto amanhã com luz do sol e posto aqui!

Pelo que entendi (e pelo que pude observar), os tais gânglios que a vet achou estão como se fosse nas axilas e pouco acima da virilha do Abu, mas ela tava apertando ele inteiro pra sentir, então não posso garantir que seja o local exato!

Com o papel o Abu parou de surtar, acho que a serragem deve estar irritando ele mesmo! Essa é uma marca diferente da que eu costumava comprar. O petshop trocou de fornecedor e agora não vem mais da outra, talvez esta madeira esteja dando alergia nele...
stephenkall

http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem

Mensagem por stephenkall em Sab 15 Jun - 18:05

Boa noite, pessoal.
Mais uma vez o Abu está me deixando preocupado.

Há uns 3 ou 4 dias comecei a suspeitar que ele estava com alguma coisa. Ele parecia mais quieto, dormia boa parte do tempo, ficava na caminha dele em vez de correr pra lá e pra cá... Enfim. Ele não é o porquinho mais agitado do mundo, mas estava mais passivo que de costume. Então comecei a perceber a falta de interesse dele em comida. Costumo sempre dar cenoura, pepino, algumas folhas, mas apesar dele pedir comida, só cheirava e saía de perto. Quando comia, comia bem pouquinho.
Quando foi ontem, percebi que ele estava bebendo água. Bem, eu nunca tinha sequer visto ele beber água, e só ontem enquanto eu jantava ele bebeu bastante. Achei esquisito, achei que talvez estivesse com alguma coisa nos rins e achei melhor ficar de olho.
Agora há uns 20 minutos ele começou a roer a casinha dele. Quando cheguei lá pra olhar, ele estava tentando comer um pedaço de papelão e tinha feito dois cocôs moles e bem escurinhos. Tá tipo uma pocinha.
Alguém sabe o que pode ser? Tem alguma coisa que eu possa dar (e alguma coisa que eu não possa dar)? Nestes últimos 4 dias não dei folha nenhuma, continuo assim? Não sei se vou encontrar veterinário antes de segunda-feira, precisava de alguma dica do que fazer com ele!

Muito obrigado!!
stephenkall

Mensagem por Malu & Coisinha em Sab 15 Jun - 18:21

Qual a ração que você dá? Ele vive sozinho? Qual a idade dele? Você tem que dar 80% de folhas escuras e 20% de vegetais, de menos cenoura e alimentos que contenham muito cálcio.
Malu & Coisinha

Mensagem por Panqueca em Sab 15 Jun - 18:31

Ele tem feno de capim sempre disponível? Isso de pedir comida e não comer, e beber bastante água, sugere problema dentário (nos molares)... ele tá perdendo peso?

Sobre as fezes moles e o fato de ele estar tentando roer a casinha, penso que esteja mesmo precisando de fibras. As fezes estão só macias ou está fazendo líquido mesmo?
Panqueca
Admin

http://www.porquinhosdaindia.info

Mensagem por stephenkall em Sab 15 Jun - 21:51

Oi pessoal, obrigado pelas respostas!

Ele tem pouco mais de 2 anos. Desde que desmamou, come a mesma ração que compro no mesmo petshop a granel, não sei exatamente a marca. Vou tentar arrumar mais folhas escuras, mas ele é meio fresco pra elas. Costuma só comer almeirão e só um pouquinho. Não sei que outras folhas poderia tentar pra ele.
Ele vive sozinho. Tem um amiguinho, o Pongo, que mora no cercado logo abaixo dele, mas eles não ficam juntos senão brigam. Tentei olhar os dentes dele, também achei que pudesse ser algo nesse sentido, mas pelo menos aparentemente parecem normais. Ele pesa mais ou menos 1,5kg, não tenho notado perda significativa de peso nele, embora minha balança não tenha muita precisão nessa faixa.
As fezes não chegam a ser líquidas, mas estão extremamente pastosas. Quero dizer: elas não se espalham e não chegam a ponto de serem absorvidas pela forração, mas ficam desformes e numa pequena pocinha. Estou sem feno de capim nos últimos dias pois a pessoa que traz pra mim não veio nesta sexta e não conheço algum lugar que venda aqui. Hoje dei um pouquinho de alfafa em ramas e ele comeu bem. Acho que tá melhor um pouco, mas continuo monitorando.

Pretendo levar ele num vet segunda feira, mas existe algo que eu possa fazer tipo entre hoje e amanhã pra que ele se sinta melhor???

Obrigado mesmo, pessoal! Vocês sempre ajudam muito! \o/
stephenkall

Mensagem por Panqueca em Sab 15 Jun - 21:58

Neste momento, é mesmo restringir verduras, só que ele precisaria mesmo do feno de capim ou capim fresco, é a base da alimentação.
Panqueca
Admin

Mensagem por stephenkall em Sab 22 Jun - 14:29

Boa tarde, pessoal.

Só registrando e dando um feedback.
O Abu tinha parado completamente de comer qualquer coisa. Levei no vet. Para reverter a diarréia e remediar a situação, ele me instruiu a:
- Dar papinha nestlé de frutas sortidas ou de frutas tropicais como alimentação
- Dar metamucil bastante diluído, e complemetnar com bastante água
- Dar floratil sachê.
- Dar meio comprimido de baytril 15, uma vez ao dia, amassado e diluído por 10 dias.
- 10 gotas de Cewin por dia, por 10 dias. Depois reduzir para 3 gotas por dia.

Comecei a fazer isso e o Abu parece um pouco melhor. O problema é que ele continua sem comer nada além da papinha, e está muito paradinho. Voltei com ele no vet, e o vet viu que ele está com pontas dentárias e está começando a machucar a gengiva. Ele me receitou como complemento da receita:
- 1 gota de Profenid 2% a cada 24h.
- Dar 10 bolinhas de arnica diluídas em 50ml de água ao longo do dia.

Ele disse que o Abu não está comendo por causa das pontas que estão machucando. Que o procedimento para a remoção das pontas envolve anestesia geral - anestesia que, num porquinho saudável, já é muito perigoso. Debilitado então, nem se fala...

Como o Abu perdeu cerca de 300g desde que ficou doente, ele me recomendou a manter essa alimentação e forçar mesmo a comida ao bichinho, pra ver se ele responde melhor. Assim que ele melhorar um pouco, recomenda que a gente faça a remoção das pontas dentárias.

Pois é, agora é torcer muito pelo Abu e esperar que tudo dê certo, né? Obrigadão pela força, pessoal!
stephenkall

Mensagem por Lola. em Sab 22 Jun - 16:54

Só papinha com frutas eu não acho q seria mto bacana, tente fazer [url=http://www.porquinhosdaindia.info/guia-de-saude/alimentando seu porquinho %C3%A0 m%C3%A3o/]essa papinha.[/url]

Realmente, se ele está com problemas dentários, não vai comer. Mas quanto mais o procedimento demorar, mais vão crescer. O vet chegou a tirar algum r-x pra ver qual a gravidade do caso? Acredito q se já estão grandes à ponto de machucar a gengiva, não existe tanto tempo assim pra esperar! Peça um raio x e se possível poste aqui pra gente!

Bom, sobre a vitamina c, acredito q 5 gotas diretamente na boca até ele sarar, seja o suficiente ^^ Quanto aos outras medicações, logo vem alguém confirmar se tá tudo ok! O antibiótico sei que é seguro, só precisa mesmo confirmar se a dose está correta.
Lola.
Moderador

Mensagem por Lola. em Sab 22 Jun - 17:04

Deu problema na mensagem anterior e não consigo editar pra consertar, não sei pq :\

Vou reescrever o trecho rs: Só papinha com frutas não seria bacana, siga o passo a passo e faça a papinha do link =

[url=http://www.porquinhosdaindia.info/guia-de-saude/alimentando seu porquinho %C3%A0 m%C3%A3o/]http://www.porquinhosdaindia.info/guia-de-saude/alimentando%20seu%20porquinho%20%C3%A0%20m%C3%A3o/[/url]
Lola.
Moderador

Mensagem por stephenkall em Sab 22 Jun - 23:15

Oi Lola, gostei da idéia da papinha. Vou tentar, mas o Abu nunca seria tão fácil de alimentar quanto a Pantufinha é neste vídeo! Hehehe! Precisamos segurar ele em 2 pessoas pra conseguir colocar a seringa na boca dele. É um sacrifício pra nós e pra ele, tadinho. Só fico com medo da consistência. O metamucil, que fica mais encorpado que a papinha, o Abu não come. Simplesmente fica mastigando e babando tudo. Irei tentar amanhã! =)
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 21:34

Update:
O bichinho não melhora. O vet tinha feito uma receita complementar:
- 1 gota de profenid 2% a cada 24h
- bolinhas de arnica diluídas em 50ml de água por dia (não lembro a quantidade exata porque a receita tá na farmácia manipulando)

Comecei a fazer isso. No primeiro dia percebi uma melhora absurda do Abu. Tava até mais alegre. Então os problemas começaram.
Ele começou a ficar parado de novo, e agora com um sintoma novo: toda vez que eu pegava ele pra alimentar, ele ficava "ofegante".
Levei no vet outra vez e o vet disse que o pulmão está limpinho, mas que aparentemente ele está com muita dor abdominal, possivelmente uma gastrite pelos remédios. Ele fez uma injeção de tramal e me mandou suspender tanto o floratil (porque as fezes já estão sequinhas) como o profenid. E fez uma nova receita complementar:
- 1 gota de plasil a cada 12 horas por 3 dias, para estimular a movimentação do intestino que com toda essa situação está muito devagar (as fezes estão esquisitamente escuras, ressecadas e minúsculas).
- 1/8 de um comprimido de dorless 12mg a cada 12 horas por 4 dias.
O resto, manter igual.

Agora estou preocupado com o Abu. Ele está passando por alguns ciclos. Ele fica um tempo quieto, parado, deitado de olho quase fechando. DE REPENTE ele começa a se mexer e respirar mais rápido, parece que procurando alguma posição confortável. E a qualquer momento que eu chego perto dele, escuto ele ofegante antes mesmo de eu tocar. Agora ele está ficando muito difícil de alimentar, chora muito quando eu tento dar qualquer coisa e nem sequer deixa eu levantar a cabeça dele da posição de deitadinho.

Eu estava conversando com o vet e ele disse que é normal o bicho não querer comer quando está com ponta dentária machucando a gengiva. Que quando porquinho sente dor, não come mesmo. Que vai ser preciso fazer uma raspagem no dente dele, mas que isso envolve anestesia e é perigoso no estado em que ele está, debilitado, sem comer... Mas eu me pergunto se não é mais perigoso ficar postergando esse tratamento e correr o risco dele piorar ainda mais.

Alguém tem alguma sugestão? Alguém já passou por algo parecido?

Valeu, gente!
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 22:03

Pessoal, gravei um pouquinho do Abu agora.

Dêem uma olhada, se aumentar o som, dá até pra escutar ele respirando:

Abraços!
stephenkall

Mensagem por Panqueca em Qui 27 Jun - 22:15

Tadinho do Abu, pelo visto não tá mesmo nada bem!

Olha, as fezes absurdamente escuras e ressecadas é culpa do Baytril, a dose tava um pouquinho alta (não sei o peso dele), mas esse antibiótico mexe super com a flora intestinal, as fezes ficam minúsculas, e alguns porquinhos chegam a perder totalmente o apetite. O ideal é sempre usar com um probiótico junto, 2hs depois do antibiótico. Vi que o vet passou Floratil, a intenção deve ter sido de dar ele como probiótico, só que Floratil não tem acidófilos que os porquinhos precisam, e além disso tem açúcar e lactose, que os porquinhos não deveriam ingerir...

A melhora que vc viu com a medicação pra dor é sinal que ele está mesmo ferido, só que como as pontas dentárias ainda estão lá, não adianta só dar o remédio, tem que resolver essa questão. 

A minha Pantufinha é cardíaca e estava bem debilitada no mês passado, eu estava com muito medo da cirurgia dentária que ela teria que enfrentar por não estar mais comendo, mas o fato é: se eu deixasse sem cirurgia, ela morreria de fome; se eu tentasse a cirurgia, pelo menos ela teria uma chance. E por fim, deu tudo certo! Tudo bem que foi com a Odontovet em Campinas, que eu recomendo super. O preço é salgado, mas realmente a cirurgia é feita com todo cuidado.

Só que pelo vídeo que vi, seu menino não está nada bem, parece mesmo sintoma de dor... se o pulmão estiver bom, a recomendação é fazer a cirurgia o quanto antes. Como minha vet disse no meu caso, não é bom esperar se ver que continua perdendo peso, pois quanto mais frágil ele estiver, mais risco tem na cirurgia.

Medique ele pra dor, dê papinha (nem que tenha que enrolar ele  numa toalha e ir bem aos poucos) e converse com seu vet... tô aqui na torcida.
Panqueca
Admin

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 22:28

Oi Panqueca!

Pois é. O peso dele está bizarramente estável em exatos 1,016kg. As medições variam em +-5g. Eu não sei como isso é possível, mas ele tá fortinho.
Eu tava usando o floratil à noite e o baytril de manhã, pra ter esse intervalo pro antibiótico não matar o probiótico, mas como ele suspendeu o floratil, continuo só com o Baytril agora. Ele pediu pra manter porque como o porquinho está fazendo pouco ou nenhum cocô, ele disse que é perigoso infeccionar o trato intestinal do bichinho por ficar com as fezes paradas.

Quando o vet examinou ele hoje cedo, disse que ele estava com quadro de dor abdominal, então concluiu que essa respiração ofegante fosse por causa do profenid (que costuma atacar até o meu estômago, imagina de um bichinho desses). Será que o Baytril também não tá contribuindo pra dor? Aliás, será que tudo isso que eu tô dando não tá mais piorando que melhorando o bichinho?

Agora à noite eu já nem dei o profenid que eu deveria dar e dei o dorless e o plasil... Não tem um omeprazol pra esses bichos não?? :P Tá me dando um aperto ver o Abu desse jeito... Dá impressão que ele tá tão fraquinho...
stephenkall

Mensagem por Panqueca em Qui 27 Jun - 22:34

Puxa vida, suspendeu o Floratil e manteve o Baytril? Faz quantos dias que ele está com o Baytril?

O Profenid ataca mesmo o estômago, mas o Baytril ataca super o intestino. Se as fezes já estão assim, já é sintoma que o Baytril tá acabando com a flora intestinal dele. :(

Consegue comprar Probiótico da Vetnil em um petshop aí?
Panqueca
Admin

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 22:38

Vou procurar isso amanhã pela manhã! Pior que eu não posso "pular" uma dose de baytril né, antibiótico é um saco... Se bem que ele tá com o baytril há 9 dias, amanhã seria o último! Será que eu dou?
stephenkall

Mensagem por Panqueca em Qui 27 Jun - 22:41

Se amanhã é o último dia, termina então a dose... mas vi que vc tem dois porquinhos. O outro está saudável? Aqui vai uma dica boa: o melhor repositor da flora intestinal de um porquinho da índia é algo que contenha a boa flora intestinal deles, que é... fezes de outro porquinho saudável! O melhor probiótico pra eles.

Então, fica de olho no seu porquinho saudável, pega um cocozinho fresco dele, pode diluir num tiquinho de água, pegar com uma seringa e fazer o outro tomar. Parece estranho, mas não é. Porquinhos reingerem as próprias fezes, então pra eles isso é normal. Um cocozinho fresco do outro porquinho vai conter as bactérias boas do intestino pra ajudar o Abu.
Panqueca
Admin

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 23:06

Okay, vou dar a última dose de baytril pra ele então...

É, eu tenho o pongo, que está muito muito bem por sinal. E sapeca como de costume. Eles ficam em cercados separados porque não consigo fazer eles pararem de brigar, mas dá pra perceber que até o Pongo tá preocupado com o Abu, porque eu nunca vi o Pongo subir tanto as escadinhas pra procurar o amiguinho dele. Vou fazer isso, pegar algum cocozinho recém-produzido e tentar dar pro Abu.

Só está muito difícil dar qualquer coisa pro Abu, porque como acho que a gengiva tá doendo, ele nem mastiga nem engole. Eu dou a papinha e fica na boca dele. Quando eu vou dar mais um pouco, geralmente ele baba tudo porque não cabe mais nada! ;P
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 23:25

Oh god, agora ele começou a gritar....
stephenkall

Mensagem por stephenkall em Qui 27 Jun - 23:29

Oh god! Ele praticamente parou de respirar!! O coração tá batendo muito devagar!
stephenkall

Mensagem por Camy em Qui 27 Jun - 23:39

Ai gente... Que judiação! :(
Camy
Admin

Mensagem por stephenkall em Sex 28 Jun - 0:06

É... 0:30. Perdi meu amiguinho. =/
stephenkall